Inicialmente surgiu como uma ourivesaria, pelas mãos de António Lourenço, seis décadas depois, é conhecida como umas das Ópticas de referência na cidade de Pombal. Cecília Santos deu continuidade ao legado do pai e afirma que a empresa “continua a primar pelos mesmos valores”.


Ciente de que cada pessoa é única, a empresa liderada por Cecília Santos, mais conhecida como ‘Sissi’, alia o cuidado visual e o melhor da moda com tecnologia de ponta. Com duas lojas abertas ao público no coração da cidade de Pombal, uma Óptica Lourenço disponibiliza um serviço “de atendimento personalizado”, consultas gratuitas, com “especialistas licenciados” em diversas áreas da saúde ocular, e todo um leque de produtos oftalmológicos, que vão desde “lentes de contacto, lentes progressivas personalizadas”, óculos de sol, ou armações “na vanguarda da moda”.
A responsável admite que “existe uma maior preocupação com a saúde ocular, e é muito bom que assim seja”, até porque “o olhar é demasiado importante”, e por isso aposta na “qualidade técnica dos produtos”, e acima de tudo na “assistência e satisfação dos clientes”. Por isso, “apenas trabalhamos com lentes da marca Essilor, porque temos uma grande preocupação na qualidade dos produtos que comercializamos”, explica a responsável.

“O olhar é demasiado importante”

No que diz respeito à assistência, a Óptica Lourenço garante aos seus clientes um elevado número de serviços ligados ao apoio técnico e reparação, e representa uma vasta gama de marcas, como “a Ray Ban, Armani, Tous, Furla, Escada, ou Police”, sendo que “há opções para todos os gostos e carteiras”. Para Cecília Santos, “mais que ter uma armação bonita, que também é importante, é fundamental que o cliente se sinta bem com o que compra, e sinta que ouvimos as suas necessidades e nos preocupamos, realmente, com a qualidade dos produtos com que trabalhamos”.
E mesmo que falemos de uma ‘casa’ cujo nome dispensa apresentações, é sempre agradável relembrar que a Óptica Lourenço surgiu inicialmente “como uma ourivesaria, há 61 anos” pelas mãos de António Lourenço, que se dedicava aos negócios do ouro, mas “cerca de 15 anos mais tarde” decidiu investir na área da optometria, quando ainda nenhuma outra loja na cidade de Pombal o fazia, relembra orgulhosa a filha, agora à frente da empresa. “Com o tempo deixámos a parte de a ourivesaria e o começámos a dedicar-nos integralmente à óptica”, na altura com 18 anos, Sissi seguiu as pisadas do pai e resolveu especializar-se na área: está ligada ao negócio há 44 anos.
As instalações que serviram como primeira loja do grupo permanece no mesmo sítio, no Largo 5 de Outubro, n.º 2, e “é um lugar muito especial para a família”, afinal “foi lá que tudo começou”, conta, mais tarde o negócio expandiu para o Shopping de Pombal, mas foi em plena Avenida Heróis do Ultramar que acabou por se fixar, onde está “aberta ao público há mais de 10 anos”. A empresa “continua a primar pelos mesmos valores” e conta com a “preciosa ajuda” de vários elementos da família, “como a minha irmã, a minha sobrinha, ou o meu filho”, que desempenham funções na empresa, para além de duas funcionárias, que “mesmo não sendo da família, fazem parte da família”.
A empresária revela que “os clientes são fiéis, porque conhecem o nosso profissionalismo”, mas apesar de tudo, orgulha-se porque “posso dizer que vi crescer grande parte dos meus clientes”, afinal, “se voltam significa que ficaram satisfeitos com o nosso trabalho”, conclui.