Nelson Carvalheiro vence categoria Alentejo no Festival Art&Tur

0
285

Proveniente da Marinha das Ondas, no concelho da Figueira da Foz, Nelson Carvalheiro transformou a sua paixão pelas viagens, gastronomia e, fundamentalmente, pela cultura “em estado puro” num caso de sucesso. Já foi eleito melhor Travel Blogger do Mundo e recentemente recebeu mais uma distinção no Festival Art&Tur.

Nelson Carvalheiro procura incansavelmente “locais pequenos e íntimos”, onde gosta de estar em contacto com a “cultura em estado puro”

Em 2014 foi declarado o Melhor Travel Blogger europeu e, um ano depois, o Melhor Travel Blogger do Mundo pela Fitur. Em parceria com a APTECE lançou o livro “Portuguese Travel Cookbook” que foi distinguido com dois prémios “World Gourmand Cookbook” em 2016 e 2017. Com vários outros prémios no currículo, Nelson Carvalheiro dedica-se também a produzir vídeos de viagens que têm sido distinguidos em festivais de cinema de turismo. O jovem, natural da Marinha das Ondas, concelho da Figueira da Foz, acaba de ser distinguido na 11.ª edição do Festival Art&Tur 2018, que decorreu no final de Outubro, em Leiria, pelo trabalho “Want to discover my Alentejo?”, na categoria do melhor filme do Alentejo.
O facto de ter nascido “numa pequena aldeia do Centro de Portugal” deu-lhe a oportunidade de valorizar a gastronomia e o vinho, razão pela qual iniciou o seu blog: para apresentar destinos através da comida e do vinho de uma maneira descomplicada e natural.
Rumou a Lisboa para trabalhar na área da hotelaria, e como “recebia constantes elogios” dos hóspedes pelas recomendações que fazia, pelas “histórias que contava” sobre a cidade, ou mesmo sobre o país, Nelson Carvalheiro decidiu criar um blog onde passou a partilhar todas essas informações.
Com o ‘bichinho’ das viagens, o jovem partilha no seu blog (www.nelsoncarvalheiro.com) diversa informação sobre vários pontos do Globo, mas há sempre um destino de eleição: Portugal, por ser “a minha identidade e uma marca que levo comigo para onde viajo”.
Talvez por ter tão presentes as memórias dos momentos que passou em casa da avó, na Marinha das Ondas, procura incansavelmente “locais pequenos e íntimos”, onde gosta de estar em contacto com a “cultura em estado puro”.
Depois de uma viagem à Alemanha, Nelson Cavalheiro assume que se apaixonou pelo país, e decidiu mudar-se de malas e bagagens para Berlim, ainda que esteja sempre com um ‘pezinho’ em Portugal.
Para além de blogger, Nelson dedica-se também à produção de vídeos de viagens que têm sido distinguidos em festivais de cinema de turismo. O produtor tem sempre as “pessoas como foco”, elevando-lhe as características, personalidades e os costumes, afinal são essas singularidades que caracterizam os destinos de viagem e que tornam os vídeos que produz tão intimistas e especiais.
A gastronomia é um dos ‘pecados’ de Nelson, que resolveu, em 2015, colocar o seu conhecimento à disposição de todos, com a publicação do livro “Viagens pelas Receitas de Portugal”, um projecto, em parceria com a APTECE, que pretende prestar homenagem “aos verdadeiros bastiões da gastronomia portuguesa”, mostrando um país orgulhoso da sua identidade e da sua herança culinária. É uma viagem pelo Portugal gastronómico fiel às suas origens e foi escrito e fotografado para aguçar o apetite e para servir de inspiração para uma viagem por Portugal através da gastronomia. Inclui mais de 50 receitas oriundas de todas as regiões do país.