Fundado a 18 de junho de 1977, o Núcleo do Desporto Amador de Pombal, acaba de celebrar o 42.º aniversário. A festa fez-se com todos os atletas em campo, num momento de convívio onde não foram esquecidos antigos dirigentes ou necessidades imediatas.


O Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP) acaba de celebrar o 42.º aniversário, e juntou os “cerca de mil atletas” para uma grande festa. Das comemorações foi feito também o palco de apresentação das equipas para a próxima época desportiva nas cinco modalidades que a colectividade disponibiliza: atletismo, karaté, basquetebol, andebol e natação.
Em campo juntara-se todos os atletas, rodeados pelos treinadores, equipas técnicas e dirigentes, e nas bancadas viam-se poucos lugares vazios, cheios de familiares, amigos e simpatizantes de uma instituição “fruto de muita dedicação, esforço e trabalho de uma equipa muito unida”, garante Carlos Gonçalves, presidente da direcção do NDAP.
“Com o passar de mais um aniversário, não podemos deixar de lembrar, agradecer e estender os nossos votos de parabéns a todas as direcções, sócios, atletas, parceiros e simpatizantes que ajudaram a criar e a fazer desta casa um pilar da prática desportiva tanto no concelho como no distrito”, e relembra que “os resultados são fruto de um trabalho de responsabilidade”, no entanto, o dirigente aproveitou a presença da vereadora Ana Cabral, em representação do município para apelar a que “tomem atenção ao piso deste pavilhão [Eduardo Gomes], que está muito degradado”, e que “é urgente” repavimentar, uma vez que “não sei se aguenta até ao final da próxima época”, avançou o responsável.
Para Pedro Pimpão, presidente da Junta de Freguesia de Pombal, “o NDAP é um dos clubes com mais impacto na região de Leiria”, e relembra a importância de “manter todas as modalidades”, para que “as nossas crianças tenham a oportunidade de poder escolher praticar o desporto que mais lhes suscita interesse”, relembrando que a “formação assume uma importância fundamental na vida social dos mais novos”.
Ana Cabral, vereadora da Câmara Municipal de Pombal optou por dirigir uma palavra de “muito, muito orgulho” aos jovens atletas, “pelos feitos, pelos resultados e acima de tudo pela dedicação”, e deixa a garantia de que o executivo “não está esquecido” das prioridades do clube, e garante “trabalhar ainda mais” para que os “jovens tenham cada vez mais e melhores condições para a prática desportiva”, remata.
Para celebrar o aniversário do NDAP, esteve também presente o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e membro fundador do Núcleo do Desporto Amador de Pombal, Vítor Pataco, que se mostrou “muito orgulhoso e satisfeito por ver, 42 anos depois, como este clube mantém uma ligação forte com a comunidade”.

Reconhecido com Utilidade Pública

O Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP) recebeu o estatuto de Utilidade Pública, por despacho do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Caldeira Antunes. Um despacho publicado, na passada segunda-feira, no Diário da República.
No documento, o governante considera que o NDAP “vem desenvolvendo, desde 16 de Fevereiro de 1983, relevantes actividades de interesse geral no âmbito do desporto, através da promoção da actividade desportiva em diversas modalidades, com especial incidência nos escalões mais jovens.”
“Na prossecução dos seus fins, o Núcleo do Desporto Amador de Pombal coopera com diversas entidades e com a administração local, nomeadamente com a Câmara Municipal de Pombal, com a Federação de Andebol de Portugal e com diversas associações desportivas do concelho”, adianta o secretário de Estado.