Louriçal: Festas mantêm aposta em artistas de ‘luxo’

0
1111

A um cartaz recheado de nomes sonantes, juntam-se muitos outros motivos de visita: tasquinhas, expositores, bares, diversões e actividades desportivas. Razões mais que suficientes para participar naquelas que são maiores festas do calendário da freguesia.

A chuva não dá paz, mas para os lados do Louriçal, as mentes já andam a divagar pelos dias longos de Agosto, sinónimo de calor, de férias e de festa. Na passada sexta-feira, 5 de Março, o Instituto Dom João V, sediado na vila, recebeu um evento muito especial, em que juntou vários públicos, em actividades diferentes, e que culminou com a apresentação do leque de artistas que vai passar pelas festas do Louriçal, na edição de 2019.
Milhares de visitantes são esperados por aquela altura na vila mais temperada do país, e para os receber da melhor forma, a organização preparou um cartaz de luxo, com grandes nomes da música nacional. Para arrancar com os festejos sobem a palco a dupla portuguesa formada pelos dois irmãos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira, mais conhecidos por Calema, e DJ Lino F, a 14 de Agosto. No dia seguinte, é a vez de Minhotos Marotos e DJ NS. No terceiro dia de festividades, a 15 de Agosto, o Louriçal recebe o cantor de música popular, José Malhoa. Para o mesmo dia está prevista a actuação dos pombalenses Quinta-Feira 12, e a noite termina ao som do DJ André L.
É na noite de sábado que se prevê uma maior afluência, com a actuação de Mickael Carreira, antecedida pelo projecto Recreio da Anita. E espera-se que os festejos durem noite dentro com DJ Vito M. No último dia de celebrações é a vez da artista Bruna animar os louriçalense, e os festejos encerram com a actuação de DJ AC.
Naquela que é a segunda maior freguesia do concelho de Pombal, aguarda-se com expectativa a chegada de mais uma edição das festas em honra de Nossa Sra. da Boa Morte. À devoção junta-se todo um espírito profano, numa relação harmoniosa, fazendo deste um dos eventos mais concorridos da região.
A organização está entregue Associação Critérios e Tradições, a colectividade criada em 2015 para dar um novo impulso à festa, e à Junta de Freguesia, presidida por José Manuel Marques. A esta dupla junta-se “toda a população”, gente que, como refere o autarca local, “tem vindo a trabalhar arduamente no embelezamento de todo o recinto”. Para além da parte cultural, os festejos em Honra de Nossa Senhora da Boa Morte têm uma forte componente religiosa, que “traz todos os anos milhares de devotos de vários pontos do país”.
A noite ficou ainda marcada pela consagração de Mariana Novo, como grande vencedora desta edição do IDJV tem Talento, um concurso promovido entre a comunidade escolar e que revela o talento dos jovens dentro de várias áreas.