Lions promovem rastreio gratuito da diabetes

0
1261

Associando-se à comemoração do Dia Internacional da Diabetes, o Lions Clube de Pombal – Marquês de Pombal, em parceria com o Laboratório Torres de Pombal, promove esta quinta-feira, 14 de Novembro, uma campanha de diagnóstico precoce da doença. A iniciativa decorrerá nas instalações daquele laboratório, localizado no centro da cidade de Pombal, e na Clínica Klinikum, na Guia.
“Esta acção surge no âmbito da sensibilização para uma pandemia como a diabetes”, refere a nota de imprensa daquele clube de serviços, explicando tratar-se de “uma doença do metabolismo, isto é, a forma como o nosso corpo usa os alimentos digeridos e fundamentais para o crescimento e produção de energia”. Para reforçar a necessidade do diagnóstico precoce, o Lions Clube de Pombal – Marquês de Pombal acrescenta, ainda, que “uma em quatro pessoas não sabem que são diabéticas”, sublinhando que esta “é a melhor forma de evitar as complicações da diabetes e, a partir daí, o cumprimento da toma da medicação”, associada a estilos de vida saudáveis e onde se incluem a dieta e o exercício físico.
“Nas pessoas diabéticas, o açúcar no sangue sobe (hiperglicémia) e, em situações prolongadas de açúcar elevado no sangue, podem surgir: retinopatia diabética, que pode levar à cegueira e ainda à formação de cataratas. O rim pode também ficar afectado, bem como o coração e o cérebro, e instalarem-se os acidentes vasculares cerebrais (AVCs)”, acrescenta a nota dos Lions, que termina com um convite à população para que participe na iniciativa, gratuita e aberta a todos.