Festas de Carnide promovem “momentos de partilha”

0
1190

Entre 8 e 12 de Agosto todos os caminhos vão dar a Carnide, onde se realizam as tradicionais festas em honra de Santo Elias. Durante os cinco dias de celebrações há espaço para concertos, com a actuação da cantora Barbara Bandeira e dos alcobacenses The Gift, tempo para provar as iguarias da região, oportunidade de visitar a mostra de artesanato e acima de tudo, há a espaço para encontros e reencontros.

Carnide está a ultimar os preparativos para receber um dos maiores eventos anuais da freguesia, as festas em honra de Santo Elias, que se realizam entre 8 e 12 de Agosto. A organização do certame faz-se com a colaboração da comunidade, sendo que o núcleo duro é composto por “22 elementos, sendo que 7 deles são emigrantes”, revela Patrícia Lopes.
Para a responsável, a realização do certame “é muito importante” para Carnide, onde “todos os envolvidos estão conscientes dessa importância”. Segundo Patrícia Lopes, “sabemos que não podemos desfraldar as expectativas de habitantes e visitantes de Carnide ao longo dos 5 dias de festa”, uma vez que “Carnide tem uma grande comunidade de emigrantes e na primeira quinzena de Agosto, todos fazem um esforço para poderem estar presentes nestes festejos”, garante. “As festas são um ponto de encontro para todos os emigrantes, é um momento de partilha de experiências e saberes que apenas acontece naquele espaço”. Desta forma, a responsável garante que “cabe-nos a nós, organização, proporcionar condições para estes encontros”.

“Todos fazem um esforço para poderem estar presentes nestes festejos”

Adicionalmente, “verificamos que também é de uma grande importância para os comerciantes de Carnide, a realização desta festa”, assim, a organizadora admite que o grupo “luta todo o ano para que estas festas se realizem e possam acolher todos os carnidenses que vivem em Carnide, todos os que já viveram e todos os convidados dos mesmos”.
Para a realização do certame, os 22 responsáveis, foram, “ao longo do ano”, realizando “vários eventos, de modo, a angariar-nos fundos para festa”. Ainda em 2018, “realizámos o almoço de São Martinho, no dia em que se celebra o feriado municipal, e uma festa de passagem de ano”. Já em 2019, “realizámos um festival de sopas, um festival do leitão, uma festa dos anos 80, um almoço de Carneiro e a Cagada da Vaca”, revela, enquanto explica que “a população é bastante participativa nestes eventos realizados pela Comissão de Festas, pois estão conscientes que a festa em Agosto tem um orçamento bastante elevado”, ainda que não se adiantem números concretos. Além disso, a responsável vê na organização destas actividades “uma forma da população conviver ao longo de todo o ano”.
No sentido de dar um seguimento àquilo que tem vindo a ser feito nos anos anteriores, a organização trabalha em prol de uma desta que tem tido um “feedback bastante positivo”, por parte de quem visita Carnide por aqueles dias. Assim, “tentamos não alterar em demasiado a festa”.

“Tentamos não alterar em demasiado a festa”

Desta forma, Patrícia Lopes, revela que a organização pensou em “trazer artistas que fossem ao encontro de todas as faixas etárias”. Assim, na sexta-feira, 09 de Agosto, “temos um programa para os jovens adultos com uma banda bem conhecida do público, no dia seguinte, sábado, “apresentamos um programa a pensar na música típica portuguesa, sem esquecer os nossos costumes, muito bem representados pelo Rancho Folclórico Alegrias do Campo – Carnide”, que irá presentear os visitantes com o XX Festival de Folclore.
Já no domingo, 11 de Agosto, e “a pensar no publico mais jovem, podemos contar com a presença da artista Bárbara Bandeira”. Na segunda-feira, 12 de Agosto, e como vem sendo hábito, a organização preparou uma noite que vai contar com a presença de “grande nome da música”, os The Gift.
Segundo a organização, este ano houve, ainda, uma “grande aposta” na contratação de Dj’s que prometem aquecer as noites de Agosto. Desta forma, “iremos ter Dj’s que já têm uma grande experiência tanto a nível nacional como internacional”, admite.

Festival Internacional de Folclore celebra 20 anos

O Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico “Alegrias do Campo”, de Carnide, comemora este ano duas décadas de vida. A iniciativa é organizada no âmbito das Festas de honra de Santo Elias, no próximo sábado, dia 10. O espectáculo tem início 20h30 com o desfile etnográfico, seguido da actuação dos grupos tradicionais de danças e cantares.
No festival estarão representados cinco grupos provenientes de várias localidades da zona norte do país, e de um grupo internacional, vindo da América do Sul. Estando assim prevista a actuação do grupo anfitrião, a Rancho Folclórico “Alegrias do Campo”, seguido do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões, Guimarães, do Rancho Folclórico dos Marceneiros de Rebordosa, Paredes, do Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalaguês, Coimbra. E termina com o Ballet Cultural Argentino, da Argentina.

Vertente religiosa muito vincada

Para além das atracções musicais, das actividades variadas e da vertente gastronómica e cultura, o evento tem uma forte componente religiosa, com as festas a fazerem-se em honra de Santo Elias. Durante os cinco dias de festa muitos são os momentos reservados ao padroeiro, sendo que na sexta-feira, 9 de Agosto, está prevista a realização de Missa com Procissão das Velas com a imagem da Nossa Senhora, o início está previsto para as 21h00.
No dia seguinte realiza-se, a partir das 18h00, Missa Vespertina, e no domingo de manhã, dá-se o ponto alto das festas, com a Missa Solene seguida de Procissão e Entrega da Bandeira a realizar-se depois das 10h30.

FESTAS DE SANTO ELIAS 2019 – CARNIDE

QUINTA-FEIRA (8 DE AGOSTO)
16H00 – Início dos Festejos e Abertura do Recinto das Festas
21H00 – Baile com GRACIANO RICARDO

SEXTA-FEIRA (9 DE AGOSTO)
16H00 – Abertura do Recinto das Festas
19H30 – Abertura do Restaurante St. Elias
20H00 – Abertura da Quermesse
21H00 – Missa com Procissão das Velas com a imagem da Nossa Senhora
22H00 – Baile com ZÉ CAFÉ E GUIDA
22H30 – Concerto com AKUNAMATATA
00H00 – Dj’s MENASSO, EDUARDO PATRÃO e ALEXX FERNANDES

SÁBADO (10 DE AGOSTO)
16H00 – Abertura do Recinto das Festas
18H00 – Missa Vespertina
19H00 – Abertura da Quermesse
19H30 – Abertura do Restaurante St. Elias
20H00 – XX Festival Internacional de Folclore:
– Rancho Folclórico “Alegrias do Campo”, de Carnide – Pombal
– Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões – Guimarães
– Rancho Folclórico dos Marceneiros de Rebordosa – Paredes
– Grupo Folclórico e Etnográfico As Tecedeiras de Almalaguês – Coimbra
– Ballet Cultural Argentino – Argentina
23H00 – Actuação do Artista RUIZINHO DE PENACOVA
23H30 – Baile com CARLOS MONTEIRO
00H00 – Dj’s NINJA KORE e ANDRÉ L.

DOMINGO (11 DE AGOSTO)
9H30 – Recolha dos Andores com a Filarmónica SAMB (Bajouca)
10H30 – Missa Solene seguida de Procissão e Entrega da Bandeira
12H30 – Abertura do Restaurante St. Elias
16H00 – Abertura da Quermesse
17H00 – Escola de Concertinas Carlos Barbosa
19H30 – Reabertura do Restaurante St. Elias
21H00 – Baile com DUO ÂNGELO MIGUEL E ANABELA
22H30 – Actuação da Artista BÁRBARA BANDEIRA
00H00 – Dj’s VAN BREDA e AC

SEGUNDA-FEIRA (12 DE AGOSTO)
16H00 – Abertura do Recinto das Festas
19H30 – Abertura do Restaurante St. Elias
20H00 – Abertura da Quermesse
21H30 – Baile com VÂNIA MARISA
22H45 – Realização do SORTEIO
23H00 – Actuação dos THE GIFT
00H00 – Dj VITO M