A ExfoFago celebra, este ano, a 30.ªedição e é uma referência na zona Oeste do concelho de Pombal, não só pela sua antiguidade e dimensão, mas também pelo envolvimento que a organização proporciona a todas as associações e instituições da região.

A Fago – Feira de Actividades Económicas da Guia é já um local de culto e tradição na região Oeste do concelho de Pombal, continuando a ser um dos maiores eventos do género no eixo Leiria – Figueira da Foz. O evento vai na 30.ª edição e, pela primeira vez, a organização fica, exclusivamente, a cargo do executivo da União das Freguesias da Ilha, Guia e Mata Mourisca, sendo que Gonçalo Ramos, autarca, garanta que “continua a existir uma estreita colaboração entre a Junta e todas as colectividades”, relembrando que até então a realização do certame contava com o apoio directo do Grupo Desportivo Guiense, no entanto este “continua envolvido de forma próxima, e activamente, com toda a organização”, garante.
Para celebrar a 30.ª edição de um dos eventos mais queridos da região Oeste do concelho, a Expo Fago foi pensada, este ano, “de forma diferente”. O edil aponta várias novidades, e avança com as “alterações estruturais ao recinto” onde decorre o evento, no parque do Grupo Desportivo Guiense, que foi “redesenhado a pensar no conforto e segurança dos visitantes e dos próprios expositores que estarão presentes” durante os quatro dias de festa. Outra das novidades passa por uma “forte aposta” na dinamização cultural do evento, que esta edição conta com nomes de peso do panorama musical português.
Logo no primeiro dia, que arranca com o tradicional dia da educação, onde é esperada a participação de mais de meio milhar de crianças, está prevista a actuação de Quim Barreiros, e a abertura oficial do certame, que contará com a presença das Entidades Oficiais e da Filarmónica da Guia. A noite termina ao som de DJ Caze. Nos dias seguintes estão agendadas as actuações de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Katedral Music, ou o duo musical Netos d’Avó, que terminam ao som dos DJs Menasso, Nuno Fernandes e Phill.
Conhecida pela vasta variedade de actividades que disponibiliza aos visitantes, a Expofago apresenta expositores comerciais, que vão desde a mostra de automóveis, até aos viveiros de flores, tasquinhas, artesanato, actividades desportivas, e um leque de opções de animação que pretende dar resposta aos anseios festivos de todas as faixas etárias. Para Gonçalo Ramos “a animação parece-nos digna da grandeza que a Fago merece, os eventos desportivo são uma riqueza para a sua caracterização e a envolvente associativa tem tudo para dar o clima de familiaridade e de união que a Vila da Guia, e a União de Freguesias, precisam”.
As várias associações da Guia, e algumas da Ilha e da Mata Mourisca, vão novamente marcar presença nesta edição da Expo Fago, e as actividades não se ficam por aqui, com especial enfoque para o desporto, com aulas de zumba e karaté, ou o já conhecido “Torneio de Futebol das Cabecinhas”, que “abrange todos os escalões de futebol de formação do clube, desde os Petizes até aos Juniores”, afirma o edil. Foco, ainda, para o Torneio de Footvoley, “que irá decorrer em dois campos de areia construídos para o efeito”. No que toca às “aulas abertas solidárias, os participantes são convidados a trazer lixivia, sabão azul ou enlatados ”, que após o certame “serão encaminhados para o Município”, que está a promover “uma mega campanha de angariação de bens que serão enviados para Moçambique”, revela o autarca.
Com tanta oferta festiva, “as expectativas são de elevada participação da população da região”, é pelo menos esse o desejo da organização: “a Fago, à semelhança dos outros grandes eventos que temos na Freguesia, deve propor-se a acolher cómoda e familiarmente todas as faixas etárias”, admite Gonçalo Ramos, “nós achamos que a variedade da oferta que vamos ter em conjunto com a qualidade que lhe está inerente dá garantias de que o possamos fazer”. Deste modo “temos reunidas as condições para que a adesão seja condizente com os nossos propósitos”. Todos os espectáculos são de entrada livre.