“Dia Mundial da diabetes, 14 de Novembro”

0
1539

A diabetes é uma doença crónica onde a alimentação desempenha um papel crucial, tanto na prevenção, bem como no tratamento, sem dúvida alguma.

É uma doença caracterizada por níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue, resultantes quer da insuficiência total da hormona insulina produzida pelo pâncreas quer da alteração da sua função (resistência à insulina). A insulina facilita a entrada da glicose nas células para ser utilizada como fonte de energia e se, por algum dos motivos referidos, isto não acontece, o açúcar vai-se acumulando no sangue conduzindo à hiperglicemia (açúcar alto no sangue).

Esta patologia em Portugal, em 2018, atingiu mais 1 milhão de pessoas, entre os 20 e os 79 anos, e está a começar a chegar aos mais jovens, devido à obesidade. O tratamento da Diabetes e das suas complicações representa cerca de 10% da despesa em saúde, o que corresponde a cerca de 1% do PIB Nacional.

Tipos da diabetes
A diabetes tipo 1, também conhecida por diabetes insulinodependente, surge normalmente em crianças ou jovens e requer a administração diária de insulina para toda a vida. Pensa-se que aparece devido a alterações do sistema imunitário.

A diabetes tipo 2, não-insulinodependente, muito mais frequente do que a anterior, era característica dos adultos (começa também a ter alguma frequência em crianças, devido ao aumento da obesidade) e não requer a administração de insulina, uma vez que esta é produzida pelo pâncreas. Este tipo de diabetes está mais associada a fatores hereditários, a dietas desequilibradas, a estilos de vida com pouca atividade física e a obesidade (aumento o risco de diabetes tipo II e a grande maioria dos obesos são diabéticos tipo 2). Com o aumento da obesidade em Portugal, o risco de diabetes, de hipertensão e de outras doenças crónicas não transmissíveis, aumenta de forma gradual.

Sinais mais comuns
Os sinais mais comuns desta doença são a poliúria (urinar frequentemente), a consequente polidipsia (porque urina muito, o diabético tem muita sede e bebe muita água) e polifagia (come excessivamente, mas perde peso e sofre de cansaço). Logo que se inicia o tratamento com insulina e dieta, os sintomas desaparecem. A diabetes tipo 2 não apresenta sintomas, o que faz com que muitas das pessoas não estejam sequer diagnosticadas. Na maioria dos casos, são as análises de rotina que permitem detetar o problema.

Complicações mais comuns da doença
A Diabetes, uma doença crónica e progressiva, pode levar a complicações que se dividem em microvasculares e macrovasculares. As complicações microvasculares são: retinopatia diabética, que pode progredir até cegueira; nefropatia diabética, que pode levar à insuficiência renal com necessidade de diálise ou transplante; e a neuropatia diabética, que causa muitas vezes úlceras na perna e no pé que podem levar à necessidade de amputação. As complicações macrovasculares são as que podem levar ao enfarte agudo do miocárdio (EAM) e ao acidente vascular cerebral (AVC).

Recomendações alimentares e de estilo de vida
A alimentação de um diabético em nada ou quase nada difere da de um não diabético: iniciar o dia com o pequeno-almoço, fazer uma pequena refeição a meio da manhã e uma ou duas da parte de tarde, comer moderadamente ao almoço e jantar, iniciando estas refeições com um prato de sopa de legumes, e fazer uma pequena ceia. O número de refeições varia com o número de horas de atividade (desde que se levanta até que se deita) e o intervalo entre estas não deve exceder as 3 horas durante o dia e 10 horas no período da noite.
Dormir bem. Caminhar/andar 45m por dia ou fazer exercício diariamente. Ter um peso e um perímetro da cintura saudável para a sua idade.

Conclusão
Com o envelhecimento da população e aumento da prevalência da doença, nascem cada vez mais problemáticas relacionadas com a realidade social do nosso país que, muito além de números, afetam os portugueses e as suas famílias. É, portanto, urgente atuar na prevenção, diagnóstico precoce e seguimento ajustado da doença.

António Cordeiro
Nutricionista
CP:0728N