Dia Mundial da Criança: quatro dias de festa para celebrar infância

0
375

Para assinalar o Dia da Criança, mundialmente comemorado a 1 de Junho, a autarquia pombalense está a preparar quatro dias de actividades onde não vão faltar actividades culturais, lúdicas e desportivas, misturadas com muita animação. A iniciativa decorre entre o dia 31 de Maio e 3 de Junho, sob o mote “Vamos Brincar Juntos!”, e desenrola-se em vários espaços da cidade, nomeadamente no Jardim do Cardal, Jardim das Tílias e no Largo da Biblioteca.
A pensar no público mais novo, o evento arranca com a realização das Pombalíadas, a 31 de Maio, no Jardim do Cardal, uma iniciativa que conta com a colaboração da Junta de Pombal, e é dirigida às dirigido às escolas e jardins-de-infância da freguesia. Nos dias seguintes a programação terá à disposição dos jovens e adolescentes um espaço radical no Largo da Biblioteca, com um conjunto de actividades radicais, com destaque para a instalação de uma parede de escalada, um slide e um espaço de airbungee.
Um dos destaques da iniciativa decorre a 2 de Junho, no Jardim do Cardal, onde será apresentado o Musical da Disney, que reúne diferentes personagens, de vários filmes da Disney, com inicio marcado para as 17h30. Ainda nesse dia, e para complementar a animação proposta para os mais novos, o Jardim das Tílias recebe um piquenique, “onde os participantes são convidadas a trazer uma manta e a sua merenda, num momento que se pretende seja de partilha entre as famílias, e que conta com a presença da Minnie, do Mickey, do Pato Donald e do Pateta”, explica a autarquia.
Para fechar a proposta programática, a 3 de Junho, o Jardim do Cardal recebe novamente o Musical da Disney, num espectáculo dedicado à Educação Alimentar, com músicas alusivas a esta temática, que decorre no âmbito dos projectos “Heróis da Fruta” e “Vamos criar uma Horta”, tendo como público-alvo as escolas e jardins-de-infância que participaram, ao longo do ano lectivo, naqueles dois projectos.
Ao longo dos dias, os mais novos têm à disposição, para além do Parque Radical no Largo da Biblioteca, várias estações de animação no Jardim do Cardal, com insufláveis, pinturas faciais, xadrez gigante, passeios a cavalo, espaço discoteca, caça ao tesouro, dança, jogos tradicionais, aulas de yoga para famílias, demonstrações de karaté e perícia de andebol. A edição deste ano das Comemorações do Dia Mundial da Criança representa um investimento municipal de 12 750 euros.