Dia da Criança celebra-se sobre rodas

0
663

O Balão do João… é uma iniciativa do Município de Pombal que visa celebrar o dia Mundial da Criança no concelho, nos dias 30 e 31 de Maio. Assim, três camiões, transformados num palco sobre rodas, levarão música, dança, alegria, risos, sorrisos e balões coloridos a todas as crianças do concelho.

Com o objectivo de “não deixar de assinalar o Dia da Criança” e de “levar muita alegria, sorrisos e animação” aos mais pequenos, o Município de Pombal está a preparar uma surpresa para assinalar a efeméride. Desta forma, “três camiões, cedidos por três transportadoras do concelho, vão ser adaptados em palcos ambulantes” e vão percorrer todas as freguesias do concelho, a 30 e 31 de Maio, revela Sónia Fernandes, técnica superior de animação da autarquia.
“Nesta altura é preciso distrair as crianças com coisas felizes e animadas, é necessário devolver-lhes a alegria”, assegura a responsável, enquanto explica que o projecto contou com a “estreita colaboração com todas as juntas de freguesia, que assinalaram percursos mais atractivos, onde existem um maior número de crianças e onde os camiões devem fazer algumas paragens”. Desta forma, já este sábado, 30 de Maio, os camiões visitam as freguesias de Meirinhas, Vermoil, Almagreira, Pelariga, Louriçal e União de Freguesias Santiago, S. Simão e Albergaria dos Doze. No dia seguinte é a vez das crianças de Vila Cã, Abiul, Carriço, Carnide Pombal e União de Freguesias Guia Ilha e Mata Mourisca receberem a visita surpresa do ‘Balão do João’.
Outra das curiosidades da iniciativa prende-se com o facto de que todos os artistas contratados têm residência no concelho de Pombal e foram seleccionados depois de submeterem os seus projectos a candidatura. A responsável adianta que “os serviços camarários receberam um total de sete propostas, distribuídas pelas categorias de DJ’s, bailarinos e bandas”, sendo que “dessas foram seleccionados cinco projectos concelhios”. No entanto, Sónia Fernandes revela que “os dois projectos que ficaram de fora já estão seleccionados para outras iniciativas que o município vai realizar nos próximos tempos”, uma vez que “o tipo de espectáculo apresentado não se enquadrava neste perfil, mas são totalmente ajustáveis a outro tipo de dinâmicas”, assegura.
“Esta é uma das formas que o Município encontrou de não só assinalar o Dia da Criança, mas também de apoiar os artistas do concelho, que nesta altura sabemos estarem a passar dificuldades”, por terem todos os espectáculos cancelados devido à pandemia.
O itinerário foi desenhado para abranger as zonas mais residenciais do concelho, onde existe maior concentração de pessoas em casa, tendo como norma a utilização frequente de ruas mais movimentadas, e conta com o apoio das empresas Transportes Antunes Figueira, Transportes Central Pombalense e Transportes Pascoal. Assim, “esperamos ver, através da janela, varandas ou porta de casa, os sorrisos de todas as crianças do nosso concelho”, remata a técnica.

ITINERÁRIOS:
30 de Maio
10h00 às 13H00 – Freguesias: Meirinhas, Vermoil e Almagreira
15h00 às 18h00 – Freguesias: União de Freguesias Santiago, S. Simão e Albergaria dos Doze, Redinha, Pelariga e Louriçal

31 de Maio
10h00 às 13H00 – Freguesias: Vila Cã, Abiul, Carriço e Carnide
15h00 às 18h00 – Freguesias: Pombal, União de Freguesias Guia Ilha e Mata Mourisca