Construção do Centro Escolar da Pelariga arranca este ano

0
589

Na Pelariga o ano inicia-se com novidades: o executivo liderado por Nelson Pereira espera que em 2019 se realizem obras “há muito esperadas”, como é o caso do Centro Escolar da Pelariga, as obras de requalificação da zona central da Machada, ou a conclusão das bancadas cobertas no campo de futebol “Dinis dos Pinheiros”.

A freguesia da Pelariga arrancou o ano com vários projectos em mente, sendo o arranque na construção do Centro Escolar da Pelariga a obra que merece mais destaque. Segundo Nelson Pereira, presidente da Junta, “é uma obra que aguardamos há muito”, e que “vai trazer melhores condições à população”.
O lançamento da “obra está previsto para o primeiro semestre do ano”, sendo que a empreitada está orçamentada num “valor que ascende a um milhão de euros”, e terá lugar num terreno “junto ao Campo de Futebol”, revela o autarca, enquanto explica que as “negociações com os proprietários do terreno estão encaminhadas” e em “fase de conclusão”. Desta forma, o edil revela que o “se tudo correr dentro do expectável o edifício entrará em funcionamento no início do ano lectivo de 2020”, uma vez que “a obra te um prazo de execução de 18 meses”, refere.
Com a construção do novo Centro Escolar da Pelariga, Nelson Pereira explica que “os alunos, os professores e os funcionários vão ter acesso a melhores condições e mais segurança”, no entanto, assegura que “a Escola Primária da machada vai continuar a funcionar dentro da normalidade, tendo em conta que o espaço funciona muito bem e que as crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino têm todo o acompanhamento e condições necessárias”. O edil refere ainda “uma melhor qualidade de vida para as famílias que vivem na freguesia, e para outras que procuram fixar-se na nossa região”.
Outros dos projectos para 2019 passam pela “requalificação da zona central da Machada, bem como o Largo da Igreja, e da entrada principal da aldeia, junto à antiga Estada Nacional 1, na Moncalva”. A conclusão das bancadas cobertas no campo de futebol “Dinis dos Pinheiros”, do Grupo Desportivo da Pelariga, que “tem cada vez mais jovens inscritos e a praticar desporto”, e por isso “é necessário que se apoiem instituições com um papel tão importante dentro da comunidade”.