Associação Alzheimer e Pik Nik juntas na sensibilização de demências

0
546
Isabel Gonçalves e Tiago Ramos

Sensibilizada para a problemática das demências e para o impacto que causam nos familiares e cuidadores, a Associação Recreativa e de Lazer do Pik Nik / Louriçal Futsal, sediada em Casais do Porto, na freguesia do Louriçal, celebrou, a 26 de Dezembro, um protocolo de colaboração e parceria com a Associação Alzheimer Portugal – Delegação Centro, no sentido de criar novas sinergias entre as duas instituições.
Com a assinatura deste protocolo, ambas as instituições se comprometem a “promover, em conjunto, actividades de sensibilização sobre a doença de Alzheimer”, explica Isabel Gonçalves, presidente da Delegação Centro da Associação Alzheimer Portugal. “Quando fomos abordados pela Associação PiK NiK para a realização deste protocolo, que foi devidamente avaliado no sentido de perceber as mais-valias não só para a Associação Alzheimer, mas também para as próprias equipas e para a Associação em questão, verificámos que era bastante interessante esta parceria”, revela a responsável, enquanto admite que “achei muito interessante, porque na Associação temos muito em mente a prevenção, e mostrar como se pode prevenir a doença de Alzheimer”. Assim, para Isabel Gonçalves “é fundamental que todas as equipas desportivas, que são raras, e por isso dou os parabéns a esta associação, se associem a estas temáticas”.
Para a responsável, “a partir do momento em que temos uma associação desportiva a tentar ajudar na promoção daquilo que é a nossa evolução natural como ser humano, que é a velhice, o envelhecimento, e posteriormente alguma pessoa com demência, só podemos agradecer o apoio”.
A partir de agora, a equipa de Futsal da Associação Pik Nik vai utilizar t-shirts, oferecidas pela Associação Alzheimer Portugal, durante “os momentos de aquecimento e treino”, no sentido de “promover e sensibilizar a população para a prevenção da doença de Alzheimer e outras demências”, revela Tiago Ramos, director técnico e jogador na equipa de Futsal.
“Temos como premissa o lema: Corpo são em mente sã”, por isso “acreditamos que a prática desportiva pode prevenir, ou ajudar a detectar precocemente, demências”. Nesse sentido, “acreditamos tratar-se de uma parceria muito feliz, e que ainda dará muitos frutos”, afinal “ainda há muita coisa que se pode fazer”, revela.