A Assembleia de Freguesia de Vila Cã vai exigir que a presidente da junta, a independente Ana Tenente, se demita das funções. Ou então irá requerer a sua “interdição imediata para o exercício do cargo”. A decisão foi tomada numa sessão extraordinária daquele órgão, realizada na noite desta quinta-feira (21 de Março), na qual a própria presidente esteve ausente por “uma quebra de tensão arterial”.
No final dos trabalhos, o secretário da junta de freguesia, Clément Santos Cruz, apresentou uma carta na qual comunicou a renúncia do cargo. O autarca considera que já não se identifica com o projecto liderado por Ana Tenente, e durante a sessão revelou algumas situações de divergências com os membros do executivo, designadamente o facto de a presidente não lhe responder a emails e de enviar outros em seu nome e assinados por si, sem o seu conhecimento.
A Assembleia de Freguesia, requerida por sete dos nove membros eleitos, ficou marcada pelas declarações de alguns funcionários da autarquia. Sob forte emoção, foram relatados casos de “perseguição”, “intimidação” e “medo”, para além da falta de diálogo com a presidente.
Segundo o presidente da mesa, João Antunes Santos (PSD), desde que Ana Tenente – também funcionária da junta de freguesia – foi eleita presidente (Outubro de 2013), já pediram demissão quatro funcionários, estando outros quatro a ponderarem fazer o mesmo. Por outro lado, foram vários membros eleitos, da assembleia e da junta de freguesia, que pediram renúncia de cargos, alegando, igualmente, divergências com a autarca.
Na mesma assembleia foi abordada, também, a situação “caótica” em que se encontra o cemitério de Vila Cã. Uma situação “degradante”, onde para além da falta de espaço, “não há manutenção e existe lixo por todo o lado”, revelando uma “falta de dignidade e respeito”. Um cenário fortemente criticado pela assembleia, sobretudo, por Patrícia Silva (eleita pelo grupo de cidadãos Vila Cã à Frente e actual crítica à gestão de Ana Tenente), Maria José Marques (PSD) e Liliana Silva (CDS-PP).
Recorde-se que em Outubro de 2018, a Assembleia de Freguesia aprovou uma moção de censura à presidência de Ana Tenente, tendo, também, chumbado o Orçamento da autarquia.
Para o presidente da mesa, “existe uma total falta de estratégia e de visão para a freguesia”, enquanto a autarca revela “uma incapacidade de resolver os problemas”, mas também de “inaptidão” e “incompetência” para exercer o cargo.
(Notícia desenvolvida na próxima edição em papel)

Partilhar
Artigo anteriorCandidaturas gastam 215 mil euros nas Autárquicas de 2017
Próximo artigoAjudanimal lança campanha para construir “Pet Pensão”
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.