Alunos do pré-escolar de Vermoil limpam Praia do Pedrogão

0
349

De pezinhos na areia e luvas nas mãos, os meninos da sala 2 do Centro Escolar de Vermoil dinamizaram uma acção de limpeza na Praia do Pedrogão. A acção teve como objectivo sensibilizar a pequenada para questões ambientais.

Os alunos da sala 2 do pré-escolar do Centro Escolar de Vermoil aproveitaram a manhã de 26 Maio, domingo, para rumar até à Praia do Pedrogão, numa visita que foi muito mais que uma manhã de brincadeiras na areia. A pequenada muniu-se de luvas de borracha e de grandes sacos para o lixo para percorrer o extenso areal numa acção de limpeza onde o objectivo principal se foca na “sensibilização dos mais pequenos para a necessidade de olhar mais atentamente para o meio ambiente, nomeadamente para a problemática do lixo nos oceanos”, revela Isabel Marques, educadora responsável pela dinamização da actividade.
A iniciativa decorreu no âmbito do projecto escolar “Cidadãos Activos”, onde “cada sala trabalhava dentro dos mais variados temas”. No caso da Sala 2, o subprojecto chama-se “Ambi-Arte” e “pretende sensibilizar as crianças para a arte, mas a partir de aproveitamento de materiais e de reciclagem”, explica a responsável.
E foi nesse âmbito que se realizaram várias actividades, “como incursões à floresta para recolher materiais que posteriormente deram vida a verdadeiras obras de arte, uma vez que cada criança expressou a sua arte através de elementos recolhidos da natureza”, como “folhagens, pedrinhas, paus ou barro”. No decorrer do projecto, os mais pequenos tiveram ainda a oportunidade de “desenvolver uma actividade em que se transformavam ramos de árvores em lápis de pintar”, e que deu origem à “árvore mágica”, exposta naquele estabelecimento de ensino.
A educadora garante que “os meninos estão muito sensibilizados para estas temáticas do aproveitamento, das preocupações ambientais e do lixo nos oceanos”, e houve até quem fizesse uma ‘birrinha’ quando o “encarregado de educação disse que na data escolhida não sabia se poderia participar da actividade”. A verdade é que a ‘birra’ surtiu efeito e ‘papá’ marcou presença, juntamente com todos os outros pais e encarregados de educação.
A iniciativa contou com as 16 crianças da sala 2, acompanhados pelos pais, encarregados de educação e outros familiares que se quiseram juntar à iniciativa, sendo que no total eram mais de seis dezenas de intervenientes. Isabel Marques explica que “pertencemos ao concelho de Pombal, e era bom fazer esta actividade numa praia do concelho, mas como grande parte dos pais frequenta esta praia na época balnear, por questões de proximidade, achámos por bem escolher este local com a qual as crianças estão muito familiarizadas”, revela.
Para Sónia Ferreira, representante da Comissão de Pais, este tipo de “iniciativa é de louvar, uma vez que esta sensibilização para as questões ambientais deve ser incutida cada vez mais cedo nas crianças”, e revela que já nota a preocupação dos mais novos: “ainda ontem, no café, o meu filho recusou uma palhinha de plástico, para beber o sumo, porque são más para os peixinhos do mar”, conta. Também André Mota, encarregado de educação, “este é um projecto que envolve as crianças numa temática importantíssima”: a pequenada é o futuro das nossas gerações, por isso “é muito bom que olhem para o planeta também numa perspectiva de futuro”, remata. Esta iniciativa, de limpeza da Praia do Pedrogão, foi o culminar de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano.