Comunidade educativa da Escola Básica de Machada, freguesia da Pelariga, realizou uma campanha de angariação de ração para animais. Da acção resultou uma oferta de mais de 70 quilogramas de bens alimentares à Ajudanimal – Associação de Defesa dos Animais de Pombal.


Os alunos da Escola Básica de Machada celebraram o Dia Mundial do Animal a 4 de Outubro. Neste dia celebra-se a vida animal em todas as suas formas e o bom relacionamento entre a humanidade e o reino animal.
Assim, para comemorar esta data, as crianças realizaram uma campanha de angariação de bens alimentares que entregaram à Ajudanimal – Associação de Defesa dos Animais de Pombal. No total, os mais pequenos conseguiram juntar mais de 70 quilogramas de rações para doar àquela instituição. A iniciativa partiu da coordenadora pedagógica da escola, Florbela Oliveira, que lançou o repto à comunidade escolar. Segundo a responsável, “os pais e encarregados de educação foram incansáveis e mostraram-se logo disponíveis para apoiar a causa animal”, assim como o executivo da Junta da Pelariga, que também não quis ficar de fora e doou várias embalagens de ração para os patudos.
Para Nelson Pereira, autarca da freguesia, ainda que a “ajuda seja pequena”, estas “iniciativas são de louvar”, até porque “não se trata apenas de uma doação a uma instituição que desenvolve um trabalho tão importante, mas acima de tudo porque este tipo de iniciativas acaba por deixar marcas positivas nos mais pequenos”. A opinião é confirmada pela coordenadora daquele estabelecimento de ensino, que admite que “as crianças estão muito sensibilizadas para esta temática”, e mostram-se muito “atentas à problemática do abandono de animais”.
As responsáveis pela Ajudanimal aproveitaram a oportunidade para explicar aos mais pequenos como funciona a associação e para responder às questões dos alunos, que tiveram uma agradável surpresa quando perceberam que as voluntárias se faziam acompanhar de dois amorosos patudos, o Rufus, um cãozinho que procura uma família adpotiva, e o Tico, um gato cheio de mimos que acabou por encontrar novos donos após uma visita a outra escola do concelho.
Depois desta doação, dinamizada com a colaboração das professoras, educadora e auxiliares, Susana Fonseca, Susana Duarte, Ana Cristina Andrade, Isabel Silva, Adélia Domingues e Teresa Rodrigues, que “dará para colmatar as necessidades dos animais acolhidos pela Ajudanimal durante algum tempo”, a comunidade educativa da Machada já está a pensar numa próxima recolha de bens alimentares para os amigos de quatro patas.