O átrio da Escola Secundária de Pombal vestiu-se a rigor para receber mais uma cerimónia de entrega de diplomas dos candidatos do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) bem como dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível secundário e Português para Falantes de Outras Línguas.

A cerimónia atribuiu diplomas a 68 alunos, distribuídos pelas três categorias: 32 formandos do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, 14 dos Cursos de Educação e Formação de Adultos, nível secundário, e 22 formandos do curso de Português para Falantes de Outras Línguas. O evento decorreu na noite de 19 de Julho.
O espaço encheu-se de música, metáforas coloridas do percurso educativo dos alunos e acolheu os candidatos/formandos os seus familiares e amigos para celebrar o final desta etapa. O evento contou com a actuação dos grupos musicais Candle, Gipsy Pombal e Toca Sem Dó.
Dirigido à educação e formação de adultos, o Programa Qualifica arrancou no início de 2017, e conta, actualmente com cerca de 300 Centros Qualifica em vários pontos do país, sendo este “um pontinho no mapa Qualifica, mas uma célula viva de interacção com os diversos departamentos do nosso Agrupamento, entidades, serviços públicos e privados”, afirma Crista Costa, coordenadora do Centro Qualifica, em Pombal, enquanto explica que este tem como missão “contribuir para o desenvolvimento da população adulta, no apoio à valorização da diversidade de saberes e competências adquiridas nos mais variados contextos, mas também na construção de novos saberes e competências, na concretização de objectivos pessoais e profissionais”, .
Segundo a responsável, o projecto é um “incentivo ao dinamismo para a Aprendizagem ao longo da Vida, condição indispensável para responder aos desafios da sociedade em constante mudança”. Ana Cabral, vereadora da Educação do Município de Pombal, fechou a narrativa com palavras de reconhecimento pelo esforço e mérito de cada um dos presentes incluindo familiares, formadores, técnicos, destacando os sentimentos e emoções despertados pelos testemunhos de alguns dos formandos/candidatos.