Osso da Baleia pode ter Apoio Completo no próximo Verão

0
293

Um ano depois de ter lançado a concurso público a empreitada para construção de um Apoio de Praia Completo na Praia do Osso da Baleia, concurso esse que ficou deserto, o Município de Pombal acaba de lançar um novo concurso. A empreitada implica também a redefinição dos passadiços que dão acesso ao apoio de praia. A diferença em relação ao ano passado é que o valor-base do concurso passa a ser de 751 mil euros, em vez dos 700 mil de 2024. O prazo de execução da empreitada é de 150 dias, mantendo-se o objectivo de terminar as obras antes do arranque da época balnear.
Em Outubro do ano passado, o Município referiu que o projecto para a praia surgiu após a aprovação do Programa da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande e respectivo Regulamento de Gestão das Praias Marítimas, que classificou a Praia do Osso da Baleia como Praia Seminatural, contemplando por isso um Apoio de Praia Completo. O novo equipamento deverá passar a integrar mais valências, tais como posto de informação e assistência/vigilância; posto de socorros; armazém de apoio à praia; vestiários/balneários; instalações sanitárias, com acesso independente pelo exterior; duches exteriores; funções comerciais e/ou funções de estabelecimento de restauração e bebidas; e esplanada descoberta.
O projecto prevê igualmente uma nova ligação, em passadiço, entre a zona de estacionamento e o areal junto ao mar, procurando desta forma melhorar a acessibilidade ao Apoio de Praia e à praia. Pretende-se também privilegiar o percurso directo entre o estacionamento e o areal da praia, passando ao lado do Apoio de Praia Completo, dinamizando o uso comercial do equipamento e a esplanada anexa. Serão mantidas as características de praia acessível, desde o estacionamento até à praia, incluindo o equipamento do futuro apoio.
Já em 2024, o Presidente da Câmara enaltecia a importância da única Praia do Osso da Baleia passar a dispor de um apoio de praia “em harmonia com a natureza” combinando “as belezas de uma praia seminatural com a comodidade de serviços modernos e sustentáveis”, representando um “investimento para o reforço de afirmação da Praia Dourada como um destino turístico diferenciador e de excelência”.


*Notícia publicada na edição impressa de 23 de Outubro