É em Carnide que está localizado o primeiro campo de pickleball do concelho de Pombal. Para quem não sabe que modalidade é esta, pode-se dizer que mistura um pouco de ténis, badmington e ténis de mesa. O ténis pela forma como se joga, com serviços cruzados e com muitas das suas regras. O badmington pela dimensão do campo, com 13,41m de comprimento por 6,10m de largura. E o ténis de mesa pelo sistema de pontuação, com jogos até aos 11 pontos, e pela estrutura da raquete.

A ideia de fazer o primeiro campo de pickleball em Carnide partiu da própria junta de freguesia. O local onde está implementado, no Parque Ribeirinho, estava antes ocupado com ecopontos e contentores para recolha de monstros. Uma vez que o parque tem tido cada vez mais procura, a junta procurou outros locais para instalar os contentores e assim afastar o “lixo” de uma zona aprazível. A recolha de monstros é agora feita no armazém da junta e os ecopontos passaram para o outro lado do rio, junto ao parque de estacionamento por detrás do centro de saúde. O local ficou assim vazio e, atendendo às dimensões e ao piso já em cimento, procurou-se algo que pudesse ali caber. A presidente da junta, Sofia Gonçalves, descobriu então esta modalidade, o pickleball, que se enquadrava idealmente naquele espaço e não necessitava de um grande investimento. Com cerca de 8000 euros foi feita a pintura e adquirido o material, nomeadamente a rede para se poder jogar, raquetes e bolas. Assim, quem quiser experimentar esta modalidade e não tenha o material necessário, pode dirigir-se à esplanada existente no Parque Ribeirinho de Carnide, pedir as raquetes e bolas e começar a praticar.
Na inauguração do campo estiveram presentes alguns praticantes da modalidade, representantes de duas associações existentes no país. Jorge Daniel, presidente da APP – Associação Portuguesa de Pickleball, explicou que o pickleball foi inventado em 1965, nos Estados Unidos da América, e teve um grande crescimento durante a pandemia. Um pouco à semelhança do Padel, mas com a necessidade de uma infraestrutura menor. Joga-se com uma bola de plástico, com 26 furos no caso da variante indoor e 40 se for outdoor, devido à influência do vento. Pode ser jogado individualmente ou em duplas, sendo mais praticado em duplas. O jogo termina aos 11 pontos. Tem a particularidade de quem serve só o poder fazer abaixo da cintura e na resposta a bola ter de tocar no solo antes de ser jogada. Existe ainda uma área, junto à rede, onde não se pode jogar a bola sem que esta bata no solo. Como o campo se assemelha ao de um campo de badmington, que já existem em muitas escolas, a APP está fortemente motivada para que a modalidade venha a ser uma aposta no desporto escolar.
Agora que já conhece um pouco do que é o Pickleball, que tal passar por Carnide e experimentar esta modalidade?
*Notícia publicada na edição impressa de 3 de Julho








































