Ex-aluno da Escola Secundária de Pombal premiado por excelência científica

0
1985

O professor universitário Diogo Neto, ex-aluno da Escola Secundária de Pombal e actualmente docente e investigador no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (UC), foi distinguido com o Prémio Jovem Investigador em Mecânica Aplicada e Computacional 2024.

A revelação foi feita pela instituição de ensino, explicando tratar-se de um prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC) e visa reconhecer jovens investigadores cujo percurso se destaque pela excelência científica e pelo contributo significativo para o avanço da Mecânica Aplicada e Computacional em Portugal.
Para a UC, a distinção “reflecte o impacto do trabalho de investigação desenvolvido por Diogo Neto no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), unidade de investigação integrada no Laboratório Associado ARISE”.
“Este prémio, sendo a distinção mais relevante na área da mecânica computacional a nível nacional, representa um reconhecimento muito significativo do trabalho realizado”, refere o docente, assumindo tratar-se de um “estímulo adicional para continuar a desenvolver a área da mecânica computacional, tanto na vertente de ensino como na sua aplicação industrial”.

Diogo Neto frequentou o extinto Curso Tecnológico de Mecânica na Escola Secundária de Pombal, entre 2002 e 2005. É actualmente docente na Universidade de Coimbra

O prémio será entregue no próximo ano, no mês de Julho, numa cerimónia pública, durante o Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, que terá lugar em Gijón, Espanha, evento internacional ao qual a APMTAC se encontra associada.
Diogo Neto frequentou o extinto Curso Tecnológico de Mecânica na Escola Secundária de Pombal, entre 2002 e 2005. Posteriormente ingressou na Universidade de Coimbra, onde concluiu a licenciatura e o mestrado em Engenharia Mecânica, tendo obtido, em ambos os graus, a classificação final mais elevada até então.
Prosseguiu os seus estudos de doutoramento na mesma instituição, tendo sido distinguido com o Prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Mecânica Aplicada e Computacional de 2014.
Actualmente, além de exercer funções como docente, é também vice-diretor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.