Acordo com Segurança Social permite alargar horário de 13 creches

0
912
O director do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria assinou protocolos com os dirigentes de 13 instituições do concelho na presença de Pedro Pimpão e Catarina Silva

Treze Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Pombal assinaram, a 30 de Novembro, um protocolo com o Centro Distrital de Leiria da Segurança Social que visa alargar o horário de funcionamento das creches.
No total, foram assinados 70 protocolos no distrito de Leiria, dos quais 13 foram com instituições de Pombal, que é o segundo concelho do distrito com mais valências de creche. Só Leiria (14 creches) é que fica à frente de Pombal, evidenciou o director do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, reconhecendo “a pujança do sector social no concelho de Pombal”.
João Paulo Pedrosa destacou ainda o “trabalho muito importante” das instituições com creche por “darem uma resposta essencial às famílias”. Este trabalho “também é reconhecido pelo Governo central”, daí o aumento da comparticipação estatal às creches que estenderem o horário até às 19h00, as quais passam a receber “quase 900 euros mensais”.
“Não há dúvidas de que estas instituições precisam muito desta alavancagem do ponto de vista financeiro para concretizar investimentos”, sobretudo num “contexto em que as famílias vão passar por grandes dificuldades”, realçou o presidente da autarquia, Pedro Pimpão, considerando “positivo” o facto de este ano haver “mais instituições contempladas” no concelho.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 15 de Dezembro