Xadrez: Open Internacional Marquês de Pombal disputa-se em Outubro na Fabrikarts

0
360

O final do mês de Outubro vai ficar marcado, como já tem vindo a ser habitual, pela realização do VIII Open Internacional Marquês de Pombal e Torneio Jovem Marquês de Pombal, com a organização da Secção de Xadrez Oficina Criativa – Fabrikarts a juntar a esta modalidade uma forte componente cultural. Desde os momentos musicais e literários, até aos próprios prémios e recordações para os participantes.

Este ano o evento, que se realiza entre 27 e 29 de Outubro, na Fabrikarts, trás muitas novidades, não só no que diz respeito ao xadrez e aos xadrezistas, mas também nas vertentes culturais, com os participantes, e curiosos, a terem a possibilidade de assistir a concertos, exposições, ou espectáculos de dança. Para animar o certame está já confirmada a actuação de Francisco Gonçalves Quartet, de Rapaz Improvisado, da Musicool, e apresentação dos alunos de Dança, da Escola de Dança e Artes Integradas.

No que diz respeito às artes plásticas, os participantes podem “visitar uma exposição de Aquilino Ribeiro de 27 a 29 de Outubro na Fabrikarts”, sem esquecer que os primeiros classificados vão ser presenteados com uma obra da autoria de artistas pombalenses. Um dos projectos a dar continuidade pela Oficina Criativa são os “tributos” a grandes figuras do xadrez nacional, este ano chegou a vez das senhoras, com a homenagem da mestre Ana Filipa Baptista, Campeã Nacional Feminina, que este ano revalidou o título e que consumou a vitória “em três frentes: rápidas, semi-rápidas e clássicas”.

Também as “palestras pelo Mestre Internacional António Fróis são para continuar”, admite o responsável pela organização do evento, Jorge Barrento. A divulgar a modalidade “há mais de uma década”, revela que “por fim consegui o sonho de abrir um clube de xadrez”, assim Pombal passa a ter a Secção de Xadrez Oficina Criativa, integrada na Escola de Dança e Artes Integradas – Fabrikarts.

Esta Oficina Criativa, que se rege sob o lema “Conhecer Pombal à boleia de um xeque-mate”, “já meteu mãos à obra, no mês de Agosto realizou um estágio de alto rendimento para jovens”. Para os curiosos da modalidade a Secção de Xadrez da Fabrikarts tem as portas abertas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 17:30 às 22:00, e as inscrições podem ser feitas através dos contactos: oficinacriativa.pbl@gmail.com, jorgebarrento@gmail.com, ou geral.fabrikarts@gmail.com, por telefone (236 207 026), ou no próprio local, Av. Engenheiro Guilherme Santos, Edifício Turra, Fracção F. Além dos mais novos a Secção de Xadrez tem inscrições abertas para formar uma classe de adultos.