Viagem ao interior do corpo humano

0
1995

A cápsula gigante que desde segunda-feira se encontra no recinto da Escola Marquês de Pombal, à boleia de um camião, não passa despercebida a quem circula habitualmente naquela zona. Trata-se do Champimóvel, uma exposição itinerante da Fundação Champalimaud, gratuita, e que até amanhã, sexta-feira, vai continuar a fazer as delícias dos alunos do 2º e 3º ciclos, desafiando-os a embarcar numa viagem interactiva e tridimensional pelo corpo humano, tendo como anfitrião o Champi.

“É um simulador interactivo, permitindo que, lá dentro, os alunos possam interagir em simultâneo com o filme”, explica Maria Mourinha, um dos membros da equipa. Ao aliar a vertente lúdica à aprendizagem, possibilita “tratar algumas matérias curriculares de ciências de uma forma divertida”, acrescenta aquela responsável.

A ideia de trazer o Champimóvel à E.B. 2/3 Marquês de Pombal partiu do grupo de docência de Matemática e Ciências, do qual faz parte Anabela Santos. “Este ano lectivo, e atendendo à situação económica de alguns alunos, optámos por trazer um projecto à escola, muito importante e gratuito, em vez de fazermos uma visita de estudo para algumas turmas”, conta a professora de Ciências da Natureza, que não tem dúvidas de que esta é uma forma de “incluir muito mais alunos” na iniciativa.

Grupo de alunos à saída de mais uma visita
Notícia mais desenvolvida na próxima edição