Vem aí mais apoio para o mundo rural

0
1697

É assinado amanhã, dia 20, pelas 19h00, um protocolo de colaboração entre a CASAN- Cooperativa Agrícola do Sudoeste Beirão e o Município de Ansião, com vista à criação do Gabinete Técnico de Apoio ao Desenvolvimento Rural, que deverá entrar em funcionamento até meados do próximo ano.

De acordo com a autarquia, o gabinete, que funcionará nas instalações da CASAN e com o mesmo horário desta, “pretende constituir-se como uma unidade de apoio técnico aos agricultores e a todos aqueles que queiram dinamizar explorações agrícolas, silvícolas e pecuárias, através da inovação ou da valorização dos produtos endógenos da região”. O objectivo, esclarece a nota de imprensa, é “prestar informação e apoio técnico no âmbito da adaptação às novas regras de exercício da actividade, de produção e de valorização das espécies e dos produtos endógenos”, mas
também “prestar apoio técnico e informação na captação dos financiamentos comunitários que vierem a ser consagrados no âmbito do Portugal 2020”. O gabinete terá igualmente como missão “fomentar a reconversão e o melhoramento das estruturas produtivas existentes, bem como a instalação de novas unidades de produção, nomeadamente por jovens agricultores”, assim como “fomentar e dinamizar projectos de hortas urbanas e uma bolsa de disponibilidade de terrenos com vocação agrícola”.

O Município de Ansião disponibilizará apoio material para adaptação das instalações e apoio financeiro aos recursos humanos.