Já abriu Unidade de Cuidados na Comunidade

0
3493

Entrou ontem em actividade a Unidade de Cuidados na Comunidade Pombal. Instalada no Centro de Saúde da cidade, a nova UCC é coordenada pela enfermeira Maria de Fátima Gonçalves Neto, acompanhada por uma equipa de cinco enfermeiros, dois médicos de Saúde Pública, um médico de MGF, fisioterapeuta, psicólogo, higienista oral, nutricionista e assistente social. Está também prevista a colaboração pontual de técnicas de Saúde Ambiental em alguns projectos, refere a nota de imprensa da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (ACES), a UCC Pombal funciona nos dias úteis, das 08h00 às 20h00, tendo como área de actuação todo o concelho e abrangendo uma população que ultrapassa os 55 mil habitantes.

Segundo a ARSC, a UCC está vocacionada para prestar cuidados de saúde e intervir no âmbito da prevenção da doença e na promoção da saúde junto da população da sua área de influência, integrando no seu plano de acção projectos no âmbito da Saúde Escolar, intervenção precoce na infância, saúde do adolescente, preparação para a parentalidade, Cuidados Continuados Integrados entre outros.

Esta é a quarta UCC do ACES Pinhal Litoral e que se vem juntar às existentes na Marinha Grande, Arnaldo Sampaio, e D. Fuas Roupinho, em Porto de Mós, reforçando “a prestação de cuidados de saúde de proximidade de âmbito domiciliário e comunitário, com respostas integradas, articuladas e diferenciadas aos cidadãos, famílias, grupos mais vulneráveis, em complementaridade com outras unidades funcionais e instituições”.

Na área de influência da ARSC existem actualmente 44 UCC em funcionamento.