Tabernas promovem Mata Mourisca

0
2907
Organização do evento esta a cargo de “dois elementos de cada uma das associações da Mata Mourisca”, que levou à criação de uma nova colectividade: a Verão Verdadeiro – Associação Recreativa Tabernas da Mata Mourisca.

O Largo da Igreja Paroquial da Mata Mourisca volta a receber, entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho, as “Tabernas da Mata Mourisca”. Esta é a terceira edição de uma iniciativa que se realiza com o objectivo de cativar o público pela gastronomia e tradição.

Com o objectivo de promover uma grande festa em que se juntam todas as associações da Mata Mourisca, a comissão organizadora já sonhava com a realização de um evento onde pudessem dar a conhecer o que se faz pela localidade já não era nova. Burocracias à parte e muita vontade pelo meio, o evento a quem chamaram “Tabernas da Mata Mourisca”, segue para a sua terceira edição. O desejo de continuar a “promover e a divulgar o que de melhor se faz na nossa terra a nível gastronómico, artesanal, cultural, social e musical” continua o mesmo.

Este ano a organização, formada por vários membros das cinco associações locais, decidiu arriscar e apostar num programa mais amplo e variado “de forma a chegar a vários públicos diferentes”, e se na tarde de sábado e de domingo as actividades são mais voltadas para os visitantes com uma faixa etária mais avançada, as noites de sexta-feira e de sábado querem corresponder aos anseios de diversão dos mais novos.

Nomes como banda Hi-Fi, Menasso, Chaparral Band, Eduardo patrão, ou Xandi vão passar pela Mata Mourisca e prometem aquecer ainda mais as noites quentes de Verão, mas durante o dia também há muito para ver… e fazer! Os visitantes podem degustar pratos típicos da região, como o galo da cabidela, ou o leitão de churrasco, podem participar na quermesse de Animais, onde é possível ganhar gatinhos, vitelos, porcos, coelhos ou animais caprinos, e devem visitar a exposição pecuária, única no concelho, ou participar na Festa do Manjerico.

O salão paroquial também irá receber uma exposição de artesanato, mostrando o que existe na Mata Mourisca ou é feito por pessoas daí naturais, tendo ainda a exposição de empresas. Afinal “procurámos mostrar o que existe na Mata Mourisca”, justificam.
Para além dos momentos de animação, onde ainda falta referir o festival de Folclore, que se realiza na tarde de sábado, 1 de Julho, ou o desfile e actuação de marchas Populares, “que costuma ser um dos pontos altos”, este ano a organização optou por apostar também no incentivo à prática de desporto e para isso está a organizar a primeira edição da “Caminhada INERCIA”, marcado para domingo, 2 de Julho, logo pela manhã. O percurso tem cerca de oito quilómetros de distância, “mas é acessível a todos sem grande esforço”.
O orçamento previsto para a despesa é “na ordem dos 17 mil euros”, sendo que a União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca irá apoiar este investimento “com valor que ainda é incerto”.

Se a ideia é passar um fim-de-semana diferente, a sugestão é só uma: visitar as “Tabernas da Mata Mourisca”.