Sinergias na comemoração do Dia dos Centros Históricos

0
1606

Na primeira edição da comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos, contabilizou-se a participação de mais de um milhar de pessoas. Um ano volvido, a Junta de Freguesia de Pombal repete esta iniciativa de dinamização da Praça Marquês de Pombal.

A comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos acontece nos dias 27 e 28 de Março, tendo a Junta de Freguesia de Pombal como organizadora, em parceria com outros agentes locais, nomeadamente o Município de Pombal.

Mantendo a aposta em artistas pombalenses, o evento inicia na sexta-feira com o espectáculo “Coimbra em Piano de Fundo”, que leva novamente ao Convento do Carmo a magia do Fado de Coimbra, com a voz de Patrick Mendes e o acompanhamento musical de Daniel Romeiro (piano), Ricardo Silva (guitarra portuguesa) e João Silva (viola).

No sábado, a manhã será dedicada ao desporto, com a realização de aulas de Body Combat e Bokwa na Praça Marquês de Pombal, a partir das 10 horas. Já durante a tarde as actividades serão dinamizadas em parceria em a ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, no âmbito das Provas de Aptidão Pedagógica, envolvendo a degustação de Bolo de Páscoa tradicional ucraniano, realização de jogos didácticos, demonstração e exposição de artesanato ao vivo ou mesmo o workshop de modelação de balões.
Esperando que o tempo ajude, no sábado, pelas 21h30, será realizado um espectáculo de rua, que integra as comemorações do Ano Internacional da Luz, encenando diferentes quadros que relacionam alguns momentos e mestres da Arte Sacra com a História Mundial.

A solidariedade não é esquecida nesta celebração, tendo sido lançado o desafio aos jovens do Interact, Rotaract e Leo, para que dinamizassem uma iniciativa a reverter para uma instituição de Pombal. De uma forma unânime, a CERCIPOM foi escolhida para beneficiar das receitas obtidas no decurso do espectáculo com a banda Silk, que terá lugar no antigo “No Milk”, também no dia 28 de Março, a partir das 22h.

Ana de Jesus

Notícia publicada na edição n.º52, de 19 de Março