Silva Ribeiro nomeado Chefe do Estado-Maior da Armada

0
1821

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou esta sexta-feira, 9 de Dezembro, sob proposta do Governo, o Vice-Almirante António da Silva Ribeiro para o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).

Segundo uma nota divulgada no site da Presidência da República, António da Silva Ribeiro será promovido ao posto de Almirante e tomará posse amanhã, sábado, no Palácio de Belém.
Natural de Pombal, Silva Ribeiro tem 59 anos e reside no Seixal. É o actual Director-Geral da Autoridade Marítima Nacional e Comandante-Geral da Polícia Marítima.
Anteriormente, como oficial general, desempenhou as funções de Superintendente do Material, de Director-Geral do Instituto Hidrográfico, de Subchefe do Estado-Maior da Armada, de Secretário do Conselho do Almirantado e de Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.
Complementarmente à sua carreira militar, aquele Vice-Almirante é um académico especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Política e História. Actualmente lecciona e supervisiona investigações em algumas das principais universidades e Centros de Investigação de Portugal. Tem uma extensa obra publicada, e é orador habitual em conferências sobre assuntos militares e políticos, Relações Internacionais e Estratégia.

Orlando Cardoso