Semana da Saúde deixa conselhos para uma vida saudável

0
1841

A segunda edição da Semana da Saúde começa este sábado, 7 de Abril, e prolonga-se até dia 12. Sensibilizar os pombalenses para a importância que os estilos de vida saudáveis têm na potenciação da saúde e na prevenção da doença é o objectivo da acção, refere o Município de Pombal, entidade a quem cabe a organização. Contudo, a autarquia conta, uma vez mais, com inúmeros parceiros: o ACES Pinhal Litoral, a Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Pombal, a Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha, a ETAP, o Meirigym, o Grupo Infantil Pedrinhas da Sicó, a Danspirit e o Intermarché de Pombal.
O programa arranca com o Mercado da Saúde, às 09h30 deste sábado, no espaço do Mercado Municipal, onde a população poderá encontrar stands informativos, didácticos ou de rastreios, que visam informar, rastrear, sensibilizar e esclarecer a população acerca de diversos temas relacionados com a saúde.
No domingo, também a partir das 09h30, e durante aproximadamente duas horas, decorre mais uma sessão do Pombal em Movimento, numa iniciativa dinamizada pelos ginásios do concelho. Neste dia, e no âmbito da Semana da Saúde, serão feitas avaliações antropométricas aos participantes, que incluem uma avaliação à evolução dos resultados desde o início deste programa, em Janeiro deste ano.
Tal como em 2017, regressa a actividade “Comprar Saúde” – Personal Shopper”, permitindo que nos dias 09 e 11, em algumas superfícies comerciais da cidade, os clientes possam usufruir gratuitamente de um acompanhamento personalizado por um profissional em nutrição, durante as suas compras. Na ocasião, serão prestados esclarecimentos e aconselhamentos para a aquisição de alimentos mais saudáveis.

A programação da Semana da Saúde termina no dia 12, com a festa de encerramento do projecto Heróis da Fruta 2017/2018, no Mercado Municipal. Destinada à comunidade escolar, nesta actividade subirão ao palco as crianças das escolas de Pombal que participaram no concurso Hinos da Fruta, da APCOI – Associação portuguesa Contra à Obesidade Infantil.