RENDALÍSSIMA | uma questão de pele

0
1875

Não há roupas que salvem a imagem de quem falha na base. A higiene é o primeiro passo para um visual irrepreensível: dentes brancos, cabelo e pele saudável, mãos impecáveis. Parece estranho recordar algo tão óbvio, no entanto, após um passeio de apenas cinco minutos pelas ruas de qualquer cidade portuguesa, apercebemo-nos de que há muita gente desinformada.

Como já referi muitas vezes, a Consultoria de Imagem trabalha um todo e para alcançar um excelente resultado, focamos questões como as rotinas de higiene e cuidados mínimos. Consoante o tempo que o cliente pretenda reservar para estas tarefas, e tendo em conta a sua idade, tipo de pele e objectivos, crio um programa fácil de cumprir diariamente.

Hoje decidi partilhar convosco um plano que poderão adaptar ao vosso caso específico. Sabendo exactamente dos passos obrigatórios para cuidar da pele do rosto, terão facilidade em adaptar cada um deles ao vosso dia. Como é óbvio, ainda que profissional, o meu conselho não dispensa um diagnóstico personalizado por parte de um dermatologista.

 

Começar o dia a lavar o rosto, terminá-lo da mesma forma. Já não vivemos na idade média, portanto nada de usar para este fim sabonetes apropriados para as mãos. Homens e mulheres deste planeta, se não usam detergente da louça para lavar o chão, porque haveriam de tratar com menos carinho a vossa pele? São comercializados, tanto em farmácias como em perfumarias ou até supermercados, produtos com diversas texturas: em gel, espuma ou mesmo no tradicional formato de sabonete em barra, o que importa é que seja adequado ao tipo de pele a que se destina para que a sinta limpa, fresca e confortável. Se desejar uma limpeza mais profunda, invista numa escova (eléctrica ou manual) de cerdas suaves ou em silicone, como é o caso das tão amadas FOREO. Ao secar, não convém esfregar a toalha na cara – basta enxugar com suaves pancadinhas contra o rosto.

 


O tónico é o segundo passo, necessário para remover as impurezas que o primeiro não alcançou. O excesso de oleosidade diminui progressivamente e a suave esfoliação que é levada a cabo por estes produtos tende a ajudar na eliminação de células mortas, contribuindo assim para que a pele se torne cada vez mais saudável. No caso das peles sensíveis, as águas micelares cumprem bem esta função – e até já se encontram nas prateleiras dos supermercados águas micelares próprias para homem. Proceda à aplicação passando um algodão ligeiramente embebido pelo rosto, sem tocar no contorno ocular. Não se esqueça de que também o tónico deverá ser indicado para o seu tipo de pele, já que uma pele oleosa tem necessidades diferentes de uma pele mista ou seca, por exemplo.


A pele que temos em torno dos olhos é muito sensível, mais fina e delicada que no resto da face. É por isso que merece um cuidado especial. Escolha o produto a aplicar consoante a sua preocupação maior – papos, olheiras ou rugas. Aplique com suavidade, massajando em movimentos circulares, do canto interior para o exterior.
A partir dos 25 anos compensa integrar um sérum para aplicar antes do creme de olhos, já que a prevenção é a chave no que diz respeito à pele. Esta deve ser a primeira zona da cara a ser hidratada, para que não proceda à aplicação do creme de olhos com restos de outros nos dedos.
Semanalmente (ou sempre que sentir necessidade), invista em algum tempo para si e faça uso das novidades disponíveis no mercado: máscaras e patches para esta área são eficazes e dão um boost instantâneo. Está a ver aquele jantar depois do trabalho onde não quer aparecer com ar de panda? Exacto.


Nisto da pele, é como na vida e cada pessoa carrega a sua cruz. Uns sofrem com rosácea, outros lidam com acne em idade adulta, há quem sofra com rugas, quem não suporte as manchas e ainda os que não sabem o que fazer quanto à perda de firmeza. Para todos os problemas há solução e o ideal é procurar um médico dermatologista a fim de perceber quais os cuidados que deverá ter e que tratamentos levar a cabo para os combater. A medicina e a cosmética actualmente fazem verdadeiros milagres e muitas vezes, as questões que aparentam ser mais complexas são de simples resolução. Ainda assim, não é difícil adivinhar que uma pele seca terá mais tendência para as rugas, do mesmo modo que uma pele oleosa tende a revelar mais flacidez e poros dilatados. O importante é investir num sérum específico para o que realmente incomoda, porque este funciona como um concentrado de ingredientes activos de rápida absorção. Devido à sua textura fluída e não gordurosa, penetra profundamente na pele e potencia o efeito do creme, acelerando os resultados. Não deve prescindir de um hidratante porque os séruns não actuam à superfície; eles trabalham de dentro para fora.

 


Um creme para o dia e outro para a noite, para hidratar e proteger a pele. No produto escolhido para aplicar de manhã, não abdique da protecção solar durante todo o ano. Este simples passo vai proteger a pele contra possíveis danos irreversíveis e também contra o envelhecimento precoce. Prefira um creme sem óleos para a utilização diurna e se a sua pele for oleosa, opte por um hidratante em gel para maior conforto.

Parece muito mas são apenas cinco minutos por dia para que sinta imediatamente diferença no toque, no conforto e no aspecto da sua pele. Está à espera de quê para cuidar de si?

Partilhar
Artigo anteriorMunicípio implementa projecto-piloto para crianças autistas
Próximo artigoMinuto Beleza com Stephanie João
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/