RENDALÍSSIMA | the pantsuit

0
2379

Pantsuit, fato ou Le Smoking, designação atribuída por Yves Saint Laurent em 1966, ano em que criou o primeiro coordenado formal feminino constituído por blazer e calça. O fato é a estrela do momento no street style e abandona a rígida formalidade que outrora lhe era inerente para se adaptar a todas as personalidades e estilos. Como? Basta que saiba escolher o que melhor combina consigo.

 

 


R E D | a tendência dos looks monocromáticos une-se ao fato feminino e traz a cor que marcou a estação passada. Calças e blazer em encarnado podem ser usados sobre um tronco despido e stilettos, para uma versão sexy e poderosa, ou com uma simples T-shirt para um outfit diurno. Com sandálias ou botins, ajustados ou oversized, são várias as formas de o tornar seu.

 


N E U T R A L | os tons neutros são úteis em qualquer ocasião. Branco, preto, cinza, bege, não interessa: use-os em look total ou misturados, com apontamentos de cor ou em modo minimalista e quase sem acessórios. Tenha em conta que o comprimento das calças deve ser alterado consoante o seu biótipo, o tipo de calçado escolhido e o efeito pretendido.

 

 


B L U E S | são inúmeras as variações de azul – certifique-se de que selecciona a que mais favorece o seu tom de pele, cabelo e olhos, para que não crie uma imagem pesada nem pareça adoentada. Os fatos azuis tornam-se mais frescos quando conjugados com branco e apontamentos de dourado, contribuindo para um aspecto polido.

 

 


S U N N Y | as cores que nos remetem para o Verão: dos amarelos ao laranjas, tudo é possível. Com ou sem sobreposições, adicionando chapéu, clutch ou carteira XXL, o que importa é criar interesse através dos detalhes. Aposte em calças que revelem o tornozelo se quiser usar loafers e não dispense sapatos pontiagudos se escolher um modelo mais clássico.

 

 


P I N K | o constraste ideal é criado por um coordenado de essência masculina e uma cor doce e feminina. O pantsuit em rosa é perfeito para um resultado chic e simultaneamente jovial, tanto numa versão casual, mais descontraído e com ténis, ideal para os dias citadinos que pedem conforto, como num mood festivo ou elegante, mais estruturado e com stilettos.

 


P R I N T | todos os padrões são bem-vindos! Queremos quadrados, flores e riscas, explosões de cor ou a suavidade de tons mais sóbrios. Se por um lado são mais difíceis de acertar (os padrões podem aumentar visualmente o que seria preferível disfarçar, alteram proporções e evidenciam volumes), por outro conferem personalidade ao combo blazer+calça.

 

 


P E R S O N A L | assegure-se de que veste o fato e não o contrário. Torne-o seu, espelhe quem é através da forma como personaliza o pantsuit por que se apaixonou na loja. Iris Apfel, referência no meio da Moda à escala mundial, disse que o estilo pessoal não é mais que a curiosidade acerca de quem somos. Qual é o seu estilo e de que forma o mostrará quando usar o seu fato? O que a tornará única na maneira de o vestir?

Partilhar
Artigo anterior“Minuto Beleza” com Stephanie João
Próximo artigoTerras de Sicó projecta rede de mercados de gado
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/