RENDALÍSSIMA | 10 dicas para que as suas peças durem mais tempo

0
2290

Uma das vantagens de usufruir dos serviços de uma consultora de imagem é aprender dicas úteis que fazem toda a diferença no dia-a-dia de quem as assimila e coloca em prática. Não falo apenas de styling: uma vez que trabalhamos com roupas e sapatos, convém que saibamos não apenas coordená-los mas também mantê-los, já que um closet cheio de peças pouco estimadas e com mau aspecto não garante uma imagem cuidada. Por conhecermos bem os materiais que vestimos e calçamos, temos na manga vários truques para cuidar deles. Hoje partilho alguns para aumentar a durabilidade das suas peças e manter o seu aspecto novo por mais tempo. Todas elas se destinam a artigos comuns, como aqueles compostos por algodão ou poliéster. Casos particulares exigem medidas mais apropriadas!

1. fazer os ténis durar mais tempo
Há quem se queixe da pouca durabilidade dos ténis caros que compra. A forma como os lavamos influi directamente na manutenção de um aspecto novo. Em vez de os colocar na máquina, como a maioria dos meus clientes admite fazer, experimente lavá-los por partes: comece por retirar os atacadores e colocá-los num recipiente com pouca água e detergente para lavar roupa à mão – se forem brancos, adicione um pouco de lixívia. Deixe de molho durante uma noite.
Se possível, remova as palmilhas e lave-as com detergente da louça e uma escova de unhas.
Para o exterior dos ténis em pele, use uma escova de dentes e lave com detergente da louça. Se forem em tecido, use uma escova de unhas e detergente específico para roupa. Nas partes em borracha branca, aplique acetona.
Seque tudo à sombra.

 

2. limpar calçado de camurça
Use uma borracha branca para eliminar qualquer sujidade que surja nos seus sapatos de camurça. Depois escove-os com delicadeza, recorrendo a uma escova específica para o efeito (encontram-se à venda nas lojas da especialidade) e finalize com um spray protector translúcido. No Inverno, um spray impermeabilizante é extremamente útil neste material.

 

3. lavar peças delicadas
As lavandarias profissionais são a melhor opção quando o assunto são peças delicadas – lantejoulas, pêlos, tecidos pouco comuns. No entanto, há formas de garantir que não arruina essa roupa especial ao proceder a uma limpeza caseira. Use detergente em pó específico para roupas delicadas e deixe de molho durante seis horas. Depois de enxaguar muito bem, estenda a peça sobre uma superfície lisa num local sem luz solar directa. Quanto ao vestuário com pêlo, seque com secador de cabelo na direcção em que quer que fique, como se de uma peruca se tratasse.

 

4. manter a cor intacta em ténis de lona brancos
Depois de os lavar, aplique pó de talco sobre o tecido de modo a impregná-lo. Deixe secar à sombra e antes de calçar, sacuda o excesso.

 

5. remover maquilhagem de t-shirts e camisas
Se sujar uma camisa com base, molhe um pouco e aplique creme de barbear. Depois esfregue gentilmente com uma escova de dentes e lave. Se se tratar de batom vermelho, experimente laca para cabelo – deixe actuar durante meia hora para depois pressionar com uma esponja com detergente para que este penetre nas fibras. Lave normalmente.

 

6. exterminar os borbotos das malhas
Reserve uma lâmina de barbear para o efeito e passe gentilmente, com a peça bem esticada, por toda a sua extensão.

 

7. remover nódoas gordurosas
Assim que se sujar com gordura, aplique pó de talco e deixe actuar para que este a absorva.

 

8. acabar com as inestéticas manchas amarelas debaixo dos braços
Camisas e t-shirts brancas ficam frequentemente inutilizadas devido a manchas amarelas debaixo dos braços. Já existem no mercado desodorizantes cuja função é evitar este problema mas nem toda a gente pode fazer uso deles. A mais eficaz das maneiras para manter o branco completamente branco é aplicando bicabornato de sódio na zona afectada e deixar actuar antes de colocar na máquina.

 

9. prevenir vincos nos sapatos de ponta bicuda
Um stiletto elegante perde toda a classe se a ponta estiver vincada, por isso antes de os calçar pela primeira vez, aplique um pouco de algodão na zona onde os seus dedos não vão tocar. Ao encher a biqueira, garante o bom aspecto dos seus sapatos.

 

10. assegurar a boa forma de peças fluídas
Pendurar cardigans ou blusas de tecidos finos (malha, algodão) cria deformações na zona dos ombros. Em vez de cabides, opte por fazer rolinhos com as peças e guardá-las em gavetas para que não fiquem com vincos ou saliências inestéticas.

Partilhar
Artigo anteriorDMDI anuncia aliança com empresa francesa na festa dos 20 anos
Próximo artigoCâmara ‘deixa’ CGD devido ao fecho do balcão no Louriçal
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/