Região de Leiria vai ter programação cultural em rede

0
2645
CIMRL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) submeteu a fundos comunitários uma candidatura de programação cultural em rede para os próximos três anos. O documento, apresentado ao abrigo do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020, foi aprovado em Julho passado e inclui vários espectáculos já a decorrer nos 10 municípios associados: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.
Com um valor global de 900 mil euros, a concretizar entre 2017 e 2019, “Região de Leiria – Rede Cultural” assume-se como um projecto de cariz inovador e “pretende promover a descentralização, diversificação e qualificação da oferta cultural e artística na e da Região de Leiria”, aponta a CIMRL, através de uma nota de imprensa, “dando ênfase ao que de melhor se produz no território no domínio da cultura, reforçando os factores identitários, na perspectiva de aumentar a atractividade turística da região”.
A programação cultural do “Região de Leiria – Rede Cultural” funcionará em regime de itinerância, numa lógica de “sustentabilidade do projecto”, mas contribuindo também para “a formação de novos públicos” e para a “inclusão e uma maior dinâmica cultural e artística”, de modo a criar “uma rede de intercâmbio cultural entre os grupos da região” que seja “acessível a um público alargado”, numa perspectiva de “partilha de saberes”.
Na base deste projecto de parceria estarão três temas ou acções comuns: o Centenário Mariano de Fátima, celebrado em 2017; o Ano Europeu do Património Cultural, assinalado em 2018; e Natureza e Recursos, a marcar a programação que se irá realizar em 2019. A CIMRL adianta, ainda, que estão igualmente programadas actividades em várias áreas, com destaque para a distribuição de espectáculos das artes do palco, como música, dança, teatro, stand up comedy, magia, marionetas, oficinas de teatro, entre outras. Está também prevista a realização de um Festival Internacional de Magia da Região de Leiria, de carácter intermunicipal, a decorrer em simultâneo nos 10 municípios associados, e que terá como palco o património natural do território.