“Ranha Saudável” avança com consultas “a um preço mais baixo”

0
1408

O projecto “Ranha Saudável” que, no próximo domingo, irá fazer um rastreio gratuito às populações de algumas freguesias dos concelhos de Pombal e Leiria, vai avançar com a realização de consultas “a um preço mais baixo” nas áreas da ortopedia, dietética e nutrição, psicologia, e auriculoterapia.

Segundo Luís Lisboa Santos, dietista e presidente do “Ranha Saudável”, aquela iniciativa decorrerá na Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha e pretende ser uma “oferta de qualidade” a todos aqueles que, após o rastreio, “pretendam usufruir a posterior’ de um destes serviços”. Para já, o projecto está a “negociar parcerias para estes futuros clientes poderem conjugar”, afirma.

No entanto, Luís Lisboa Santos ressalva que o rastreio de domingo “não tem qualquer interesse comercial” pelo que os participantes “são totalmente livres”. “Não vamos fazer charme a ninguém para ser seguido por nós”, garante.

Outra das acções gratuitas já na mente do “Ranha Saudável” prende-se com uma sessão de sensibilização prevista para daqui a cerca de dois meses. Naquela acção serão apresentados “os resultados da população avaliada, sensibilizar para os erros encontrados, apresentar soluções / alternativas para os mesmos”. Ou seja, “pretendemos apresentar os resultados do que está bem e menos bem na saúde da população que nos irá visitar no rastreio”, refere Luís Lisboa Santos.

Para além do rastreio do próximo domingo e da sessão de sensibilização, o projecto está a preparar, também, “mais dois campos de acção” mas tudo “depende do sucesso da edição do primeiro rastreio”.

Luís Lisboa Santos acaba por levantar o véu e avança com o “Ranha Saudável Júnior” e o “Ranha Saudável Desporto”. O primeiro visará “avaliar gratuitamente parâmetros de saúde nas crianças das escolas das freguesias mais próximas, o segundo pretende criar uma oferta de qualidade nas diversas áreas da saúde aos clubes desportivos e seus atletas”, ou seja, “ter o apoio de uma equipa de profissionais de saúde a preços e em moldes não só competitivos, mas também, com outras ofertas que potenciem a saúde dos atletas em qualquer momento”, refere aquele dietista.

Aquele responsável frisa, ainda, que todos os profissionais de saúde envolvidos no “Ranha Saudável” são formados em cada uma das suas áreas, pelo que é uma “equipa composta não só por pessoas novas mas já experientes com passagem por locais de elevada referência durante a sua formação académica, como também outros profissionais de excelência com anos de experiência”.

Recorde-se que o rastreio a realizar durante a manhã de domingo, na sede da Associação dos Doadores de Sangue do Outeiro da Ranha , juntará diversos profissionais de saúde para avaliar gratuitamente parâmetros como colesterol, glicémia, tensão arterial, peso, índice de massa corporal, parâmetros por Bioimpedância, postura corporal, pontos de acupuntura auricular, entre outros. Será realizada, ainda, uma caminhada e uma aula de aeróbica e localizada para todos os interessados.

Para além de Luís Lisboa Santos (dietista), a equipa de voluntários é constituída por Patrícia Gaspar (psicóloga), Neuza Ferreira Gomes (treinadora desportiva), Belisa Lopes (auriculoterapeuta), Michelle Andrea de Oliveira (fisioterapeuta) e Otília Fernandes (enfermeira).

Luís Lisboa Santos aponta para um mínimo de 200 participantes, mas garante que há capacidade para responder a muitos mais. “Este projecto tem todas as condições para ser único na freguesia de Vermoil e nas subjacentes, ou seja, Carnide, Meirinhas e Pombal”, realça.

Segundo aquele responsável, “a informação fornecida por cada profissional de saúde ao utente é tratada pelo mesmo como este bem entender”, ou seja, “se detectarmos alguma necessidade de intervenção o utente é livre de agir como bem pretender, consultar um profissional ou mesmo o seu médico de família”, conclui.

Orlando Cardoso