Rally regressa a Alitém 14 anos depois

0
715

Catorze anos depois, a região de Alitém volta a vibrar com o ‘roncar’ dos motores. O anúncio foi feito na passada terça-feira, 9 de Outubro, em conferência de imprensa. A prova Rally Alitém realiza-se entre 17 e 18 de Novembro e todas as receitas revertem a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Rally Alitém realiza-se no fim-de-semana de 17 e 18 de Novembro

Com organização a cargo do Município de Pombal, em conjunto com a União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, Bombeiros Voluntários de Pombal (BVP), Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, em parceria com a Penela Race Events Club, esta prova promete ser “o melhor Rally, a nível terreno, da região”, e vai apresentar um formato inovador, cheio de atracções e actividades: o evento realiza-se no fim-de-semana de 17 e 18 de Novembro, e tem prevista a realização de um espectáculo de checkdown, não cronometrado, para que os pilotos possam testar as suas viaturas antes de a prova começar, uma prova super especial nocturna, e no segundo dia o destaque vai para o rally em terra batida. Há ainda espaço para exposição de automóveis antigos, e até à data de realização do evento ainda se espera a confirmação de outras actividades.
O Rally Alitém rege-se por valores de cariz solidário, e por isso “o lucro obtido neste evento vai reverter 100 por cento para os Bombeiros Voluntários de Pombal”, revelou Sérgio Gomes, presidente da Associação Humanitária dos BVP, verbas que posteriormente serão utilizadas para “adquirir equipamentos de protecção individual para combate a incêndios urbanos para os nossos bombeiros”. O responsável revela estar “muito entusiasmado”, com a realização do Rally Alitém, e salienta que “poucas actividades dão tanto à Associação como a realização de provas desportivas”, o que mostra a “solidariedade” dos pombalenses.
“Esta organização conjuga uma série de factores no sentido de ir buscar um pouco do que já era o rally de antigamente, considerado por muitos o rally dos ‘milagres’ de Portugal” pelas características diferentes da maior parte dos rallys organizados a nível nacional, salienta um dos mentores do projecto, e principal dinamizador da actividade, Hélder Costa, revelando “traçados largos, rápidos e de piso bom”, que certamente vai ter “bastante aceitação”. Segundo a organização “o Rally Alitém tem uma abrangência total de 114 quilómetros quadrados, tendo um potencial de população de 101.000 pessoas”.
Para Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal, este evento, cujo investimento “ronda os 20.000 euros” por parte da autarquia, “é certamente um factor de atractividade ao nosso concelho”, e que mesmo depois de nove edições do Rally de Albergaria dos Doze e 14 anos de interregno, acontece “num território com uma tradição muito interessante, que se mantém bem viva apesar de não se realizar há alguns anos”. Para a décima edição do evento, a prova faz-se num “formato um bocadinho diferente, mas igualmente empolgante do ponto de vista do espectáculo e da competição”, revela o autarca, salientando as características diferenciadoras e de “maior complexidade”, que espera atrair “muito público e melhor qualidade”. Ainda em relação ao investimento municipal, o edil não tem dúvidas de que “mais importante que saber quanto vai custar, é a certeza de que continuamos a ajudar os BVP”.
A realização desta prova “é importantíssimo para a União de Freguesias, porque promove o território e a marca Alitém”, felicita Manuel Nogueira Matos, presidente da União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze. Já Carlos Miguel, presidente da direcção da Penela Race Events Club, não poupou elogios à prova que está a ajudar a organizar, e revelou, durante a apresentação do evento, que “este vai ser um dos melhores rallys em termos de piso”.