PSD assegurou maioria absoluta e perde duas freguesias

0
3216

Foi uma noite de expectativas e até de nervos aquela que foi vivida neste domingo à noite, com os resultados eleitorais a não chegarem tão rápido como o desejado aos serviços do Ministério da Administração Interna. No entanto, o final ditou a vitória do PSD, ao manter a Câmara com maioria absoluta, apesar de ter perdido um vereador, e a grande derrota do PS, que apenas conseguiu eleger um elemento para o executivo camarário. Narciso Mota, que presidiu à autarquia durante 20 anos pelo PSD e que se candidatou agora como independente, ficou aquém das expectativas, tendo eleito três mandatos.
Quanto às freguesias, a independente Ana Tenente (que contou com o apoio de Narciso Mota – Pombal Humano) foi eleita para um segundo mandato como presidente da Junta de Freguesia de Vila Cã, mas sem maioria.
Na freguesia vizinha de Abiul, Sandra Barros (que trocou o CDS-PP para o PSD) conseguiu obter o melhor resultado para o PSD nas 13 freguesias ao somar 73,74% dos votos, tendo apenas um membro da oposição (PS).
Já a Junta de Freguesia da Redinha regressa ao PS, com o PSD (Carlos Simões Cardoso) a perder as eleições. No entanto, o PSD e o Narciso Mota – Pombal Humano (NMPH) ficam com a maioria na Assembleia de Freguesia.
A segunda junta perdida pelo PSD foi a União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca. Manuel Serra somou apenas 1.062 votos, enquanto Gonçalo Ramos (NMPH) somou 1.190 sagrando-se vencedor. No entanto, o independente terá maior número de opositores na assembleia, já que o PSD elegeu cinco membros, o PS um e o CDS-PP outro.
Destaque ainda para a freguesia das Meirinhas, onde Virgílio Lopes (PSD) terá de governar em minoria, com apenas três eleitos, enquanto que o CDS-PP elegeu três membros, o NMPH dois e o PS um.
Quanto à Assembleia Municipal, a coligação PCP/PEV (CDU) perdeu o seu representante para o Bloco de Esquerda (BE) que conseguiu eleger Célia Cavalheiro. A lista do PSD, encabeçada por Maria Fernanda Guardado, elegeu 14 deputados, o NMPH, que apostou em Ofélia Moleiro, elegeu seis, o PS, que candidatou Célio Fernandes, elegeu quatro, e o CDS-PP, que voltou a candidatar Henrique Falcão, mantém os dois representantes que já detinha.
Perante o silêncio de Narciso Mota e Jorge Claro, o reeleito presidente Diogo Mateus foi o único que se pronunciou publicamente após conhecidos os resultados eleitorais. Junto à sede de campanha da candidatura, o social-democrata afirmou que a vitória “é o reconhecimento do trabalho” realizado nos últimos quatro anos. E não deixou de referir que é, também, “a derrota da política da maledicência e da divisão”.
Também o mandatário da candidatura, José Gomes Fernandes, considerou que “os pombalenses reforçaram a confiança nas políticas do PSD” adiantando que “caiu o mito da invencibilidade de Narciso Mota”. “O passado acabou, vamos para o futuro”, realçou.
Ainda na mesma série de curtas intervenções, Pedro Pimpão, presidente da Concelhia do PSD e que venceu a Junta de Freguesia de Pombal, frisou que “o PSD está mais forte que nunca”, acrescentando que o partido demonstrou estar unido.
O novo elenco camarário ficará constituído por Diogo Mateus, Ana Maria Cabral, Pedro Murtinho, Ana Gonçalves e Pedro Brilhante (PSD), Narciso Mota, Michael Mota António e Anabela Mota Neves (NMPH) e Jorge Claro (PS).

Informação desenvolvida na edição desta semana, com fotos dos restantes vencedores.

Partilhar
Artigo anteriorMais de 52.600 eleitores escolhem futuro presidente da Câmara de entre oito candidatos
Próximo artigoFigueiró Trail a favor dos bombeiros
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.