Prémio Literário António Serrano distingue hoje os melhores trabalhos

0
314

Depois de submetidas as candidaturas nas três categorias em concurso, é hora de saber quem são os escritores que apresentaram os melhores trabalhos. A apresentação dos vencedores, e a entrega dos prémios, terá lugar numa cerimónia pública, a realizar hoje, 4 de Maio, no Teatro-Cine de Pombal. O vencedor de cada categoria recebe “um prémio monetário no valor de 750 euros”.
O Prémio Literário António Serrano volta a ser promovido pela Junta de Freguesia de Pombal, com o intuito de “homenagear o poeta pombalense e incentivar a descoberta de novos valores no campo das letras, quer a nível local, regional e nacional” revela Pedro Pimpão, presidente da junta.
A autarquia espera, deste modo, “com o fomento à criatividade, à imaginação e ao conhecimento mais aprofundado da nossa história local, promover a nossa vetusta localidade e suscitar o interesse de todos aqueles que empreenderam algumas horas na produção destes trabalhos literários”.
António Gaspar Serrano, vulgarmente conhecido como o poeta “O Zé da Serra”, foi “uma pessoa muito preponderante a nível de Pombal”, uma “personalidade muito querida, e que traz muitas memórias positivas aos pombalenses”. Para além do gosto pela escrita, António Serrano esteve ligado a “quase todas as colectividades de Pombal, quer desportivas, recreativas ou culturais”. Foi secretário e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pombal, co-fundador do Rancho Típico de Pombal e ainda presidente da Caixa de Crédito Agrícola de Pombal.