Praça de Touros recebe 2º Torneio de Petanca

0
1605

A CULNATUR, empresa de animação turística com sede em Pombal, organiza no dia 29 deste mês a 2ª edição do Torneio de Petanca, na praça de touros de Abiúl.

“Após o sucesso da primeira, iremos realizar a segunda edição do torneio de Petanca, na praça de touros de Abiúl, por considerarmos ser uma infra-estrutura importante do nosso concelho que, deste modo, será usada para uma actividade externa à tauromaquia, dando assim também o exemplo de que uma praça de touros pode ser utilizada para outros fins”, explica Rui Rua, técnico de turismo e responsável pela Culnatur.

O principal objectivo, refere Rui Rua, “é proporcionar um dia diferente, praticando esta modalidade num cenário fora do habitual.”

As inscrições estão limitadas a 16 equipas e têm um custo por participante de 20€, valor este que inclui as refeições (almoço e jantar, neste último caso, será servida chanfana, prato típico da região), seguro de acidentes pessoais e lembrança.

O primeiro e segundo classificados de ambas as ligas terão direito a prémios. No caso da liga de ouro, o melhor jogador receberá um prémio monetário, enquanto o vencedor da liga de prata levará para cada um cabaz com produtos regionais.

Mais informações sobre esta iniciativa podem ser obtidas através do email geral@culnatur.pt ou do telefone 912 823 396. Os interessados podem também deslocar-se às instalações da Culnatur, na Rua Miguel Bombarda, em pleno centro histórico da cidade de Pombal.

NOTA:

A Petanca é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. É actualmente considerada um desporto, de tal modo que existem Federações Nacionais que regulamentam a sua prática. A ligação de Portugal a uma vasta comunidade de emigrantes portugueses em França, e países francófonos, tem tornado este desporto cada vez mais popular em Portugal. O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira, lançada por um jogador.