Pombal entre os dez melhores nos índices de transparência

0
1346

A Câmara Municipal de Pombal está entre os dez melhores municípios mais transparentes do país, depois de no ano passado ter ocupado a 26 posição no ranking nacional. Os dados foram revelados pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), responsável pelo estudo, coordenado por uma comissão científica presidida por Luís de Sousa, da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.

Pombal ocupa o nono lugar no ranking nacional, obtendo um “score” de 83,30 pontos numa escala de 0-100. A tabela é liderada por Alfândega da Fé com 94,23 pontos, seguindo-se Arcos de Valdevez, Carregal do Sal, Vizela, Vila Nova de Cerveira, Torres Novas, Marinha Grande e Vila Pouca de Aguiar.

Para a subida de Pombal naquele ranking nacional, contribuiu em grande parte o Plano Municipal de Transparência aprovado pelo executivo municipal a 19 de Novembro do ano passado. Aquele plano “visa aumentar o grau de transparência do município, com o reforço da disponibilização de conjunto de itens de informação relativa à organização, composição social e funcionamento do município; planos e planeamento; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; contratação pública e transparência, designadamente na área do urbanismo”, refere a autarquia.

Orlando Cardoso (texto)

Notícia mais desenvolvida na próxima edição de papel