Pombal com gabinete de reabilitação psicológica

0
1751

Abriu recentemente em Pombal, um Gabinete de Avaliação e Reabilitação Psicológica que avalia, diagnostica e intervém nas necessidades específicas de cada indivíduo, elaborando planos de reabilitação cientificamente validados.

O Gabinete, localizado no Edifício Galerias do Marquês, em pleno centro da cidade, dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por especialistas de várias áreas, como psicólogo, neuropsicólogo, fisioterapeuta, médico dentista e nutricionista, entre outros, que procurará actuar de acordo com as necessidades de cada utente.

Daniel Martins, um dos especialistas, destaca a actuação daquele gabinete numa “área inovadora” relacionada com a perturbação da dor, onde “tentaremos reduzir as dores, eliminando completamente a medicação”.

A psicologia de desporto, “gerindo as emoções, o stress e a ansiedade”, bem como a “avaliação na área da neuropsicologia” são outras outras das áreas abrangidas. “Nesta área, intervimos em casos de acidentes vasculares cerebrais ou traumatismos cranianos, em que o neurologista irá fazer a análise do que foi o dano cerebral ocorrido”, diz aquele neuropsicólogo, adiantando que “a missão será avaliar as funções que ficaram intactas e quais é que foram as funções que ficaram mais degradadas, tentando arranjar estratégias para minimizar o impacto que essas sequelas têm na vida do indivíduo”.

Por outro lado, o gabinete realizará perícias psicológicas na área forense, relacionadas, essencialmente, com acidentes de trabalho, viação e tribunal de menores.

Daniel Martins destaca, também, a “aplicação de métodos de estudo às crianças, relativamente ao insucesso escolar, que muitas das vezes não tem a ver com dificuldades na aprendizagem, mas sim por falta de métodos e estratégias que as crianças têm nos seus estudos”.

O psicólogo anuncia, ainda, uma parceria com um ginásio de Pombal para actuar junto das pessoas que “pretendem perder, ou manter, peso e não conseguem alcançar esse objectivo, e que muitos vezes passa por factores psicológicos”.

Como “não existe hora para os problemas psicológicos”, Daniel Martins informa que os especialistas estão disponíveis para marcar consultas, sem horário fixo, através do telemóvel 964042005 ou por email gabinete.neuropsicologia@gmail.com

Orlando Cardoso