Pombal celebra feriado municipal durante cinco dias

0
4864

Com um programa que contempla um “conjunto de actividades transversais a todas as gerações”, Pombal vai celebrar o seu Feriado Municipal em honra do padroeiro durante cinco dias, com o ponto alto a acontecer no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho.

Orlando Cardoso (texto)

Aquele feriado foi instituído em 1966, quando o executivo camarário então presidido por Francisco Menezes Falcão, instituiu a data de 11 de Novembro numa concertação com o Grémio do Comércio de Pombal. A escolha recaiu pelo facto de ser o dia consagrado pela Igreja a São Martinho, padroeiro da freguesia de Pombal.

De acordo com o historiador Nelson Pedrosa, o dia de São Martinho “é invocado nas cerimónias religiosas, e o seu espírito de solidariedade lembrado, quanto mais não seja, através do relato do episódio da partilha da sua capa com um mendigo; mas de resto, e por todo o lado, as pessoas andam absorvidas nas actividades mencionadas nos provérbios sobre este dia, onde não falta os tradicionais magustos e bailes populares, tão próprios desta época do ano que chama à memória, e ao paladar, as castanhas e a água-pé.”

Daí que o programa das comemorações siga esse mesmo espírito. Este ano com início no sábado, 7 de Novembro com uma Noite de Fados e com o 1º Festival da Broa e da Água-pé. O dia seguinte será dedicado à “família paroquial” com eucaristia em honra de São Martinho, Festival de Sopas, animado com folclore. À noite será apresentado o livro “O Persa e outros contos, crónicas e desabafos” de autoria de Luísa Venturini.

Para a noite de segunda-feira, 9 de Novembro, está previsto o lançamento e bênção da Medalha de São Martinho bem como uma conferência sobre “São Martinho no retábulo da Igreja Matriz”.

Por sua vez, no dia seguinte será apresentado o livro “Leiria e a Democracia; 40 anos; Testemunhos” de autoria da ex-deputada Laura Esperança. A noite será de música, com a actuação de Rita Guerra no Teatro-Cine de Pombal.

O dia de feriado municipal será preenchido com um vasto conjunto de actividades, como celebração de eucaristia, passeio de carros antigos, baptismo e novos sócios do Grupo Motard Marquês de Pombal, arruada por banda filarmónica, actuação de grupo de música popular e o tradicional magusto no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal. O ponto alto acontecerá com a realização da sessão solene no Teatro-Cine onde serão condecoradas instituições e personalidades do concelho.

Notícia publicada na edição nº68, de 29 de Outubro

Dia do Município (2)
Programa das comemorações do Dia do Município