OPINIÃO | “Vamos Ativar os Pombalenses na Área do Cidadão do Portal do SNS”

0
702

Dia 7 de setembro – Dia Mundial da Literacia
“Vamos Ativar os Pombalenses na Área do Cidadão do Portal do SNS”
Biblioteca Municipal de Pombal – 14h30

Caro Leitor: Já conhece o Portal do Serviço Nacional de Saúde?
Num único local, toda a informação de saúde.

Aceda e registe-se na Área do Cidadão!
Pode marcar consultas, renovar medicação crónica, visualizar o guia de tratamento, entre outras funcionalidades. Útil, simples e próximo de Si!

A área do cidadão foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo prioritário de simplificar a vida dos cidadãos, disponibilizando um conjunto de serviços e, deste modo, evitar deslocações e perdas de tempo.
Esta plataforma online permite efetuar uma melhor gestão dos dados de saúde, por parte dos utentes e aceder a um conjunto de funcionalidades, como por exemplo, consulta de registos clínicos, boletim de vacinas digital, tempo de espera para uma cirurgia ou marcação de consulta com o médico de família.
É também possível aceder ao testamento vital, caso o cidadão o tenha feito, pedir o comprovativo digital de presença numa consulta ou solicitar a isenção de taxas moderadoras.

Ainda não se registou? É rápido e simples.
Procure no Google “Área do Cidadão do Portal do SNS” ou aceda através da página web www.sns.gov.pt/cidadao/.
São apenas necessários três passos:
Primeiro – para se registar deve preencher os vários campos solicitados: número de utente, nome completo, data de nascimento, e-mail e número de telemóvel. Ser-lhe-á pedida uma palavra passe para poder aceder ao Portal;
Segundo – após preenchimento dos campos e após ter aceite as condições, ser-lhe-á enviado um email ou mensagem para o seu telemóvel com as instruções para validar o seu acesso à Área do Cidadão;
Terceiro – Já no seu email, vai aceder ao endereço apresentado para finalizar o seu registo na Área do Cidadão. Termina aqui o seu processo de registo.
A partir de agora, ao entrar na Área do Cidadão, para aceder aos vários serviços disponibilizados, basta escrever o seu número de utente e a palavra passe que usou no seu registo.

Se quiser saber mais, apareça na Biblioteca Municipal de Pombal no dia 7 de setembro às 14h30 para comemorar o Dia Mundial da Literacia. Neste dia, com o objetivo de aumentar os níveis de literacia em saúde da população, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Pombal, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Biblioteca Municipal de Pombal, vão dinamizar uma ação que tem por objetivo promover a inclusão digital dos cidadãos, tendo como finalidade dotar os participantes de conhecimentos sobre a Plataforma Digital – Área do Cidadão do Portal SNS.

Promotor: Unidade de Cuidados na Comunidade de Pombal.
Parcerias: SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Biblioteca Municipal de Pombal.
Inscrição: Gratuita mediante prévia inscrição através do email biblioteca@cm-pombal.pt

A Saúde é o que nos liga!

Enfermeiro Pedro Quintas – Unidade de Cuidados na Comunidade de Pombal