Oito ideias de negócio disputam concurso

0
1493

Oito projectos, em repre­sentação de três estabeleci­mentos de ensino do conce­lho, vão disputar hoje, quinta-feira, a final do Con­curso Municipal de Ideias. A iniciativa decorrerá a partir das 20:30 horas no Teatro- Cine de Pombal, aberto a to­da a comunidade, e insere-se no programa Empreendedo­rismo nas Escolas, promovida pela Comunidade Intermuni­cipal da Região de Leiria (CI­MRL).

Trata-se de oito candida­turas apresentadas por alu­nos da Escola Básica e Se­cundária da Guia (Skytech Photographer), da Escola Se­cundária de Pombal (Auto­matização de cantinas esco­lares; Sistema operativo mó­vel inteligente; Uma vida, um rosto) e da Escola Tecnológi­ca, Artística e Profissional de Pombal (Vamos todos brin­car; Cream Stick; Electrik Kart; e Smart Motard Jacket).

Dos oito projectos, vão ser seleccionadas as três melho­res ideias de negócio, me­diante a avalição a cargo de um júri especificamente constituído para o efeito, que receberão prémios no valor de 200, 100 e 50 euros, res­pectivamente.

O primeiro classificado re­presentará Pombal na final do concurso intermunicipal que decorrerá no dia 17 de Março, na Marinha Grande. Daí deverão sair as três me­lhores propostas de ideias da região de Leiria.

O concurso pretende anga­riar ideias de negócio de di­versos sectores de activida­de, que tenham viabilidade para a região. “Apesar de não se perspectivar que as ideias apresentadas tenham como consequência imediata o de­senvolvimento de um negó­cio/ criação de empresa por parte da equipa que a apre­senta, pretende-se que seja demonstrada a exequibilida­de prática e potencial do pro­jecto em causa”, refere o res­pectivo regulamento.

O mesmo regulamento es­tabelece que as ideias a con­curso “deverão ser inovado­ras, exequíveis, e apresentar vantagens competitivas.

As mais-valias dos projec­tos deverão ser claras, tan­to pela demonstração da sua viabilidade, como através das vantagens para a região”. Es­tabelece, ainda, que as ideias deverão ser susceptíveis de dar origem ao aparecimento de um novo produto/ servi­ço, com novas características e potencialidades.

ORLANDO CARDOSO (texto)