Oficina Xadrezista dinamiza formação à medida de professores e praticantes

0
1465

A Oficina Xadrezista Marquês de Pombal continua a promover a prática da modalidade no concelho e, nesse sentido, tem já em agenda uma acção de formação de ChessBase 13 & Swiss Manager, de 17 a 19 de Junho, em Pombal.

A iniciativa, resultante de uma parceria entre a Oficina Xadrezista & Cultural Marquês de Pombal / Jrsf Lda. e a Associação de Xadrez de Leiria, destina-se a xadrezistas e professores de xadrez e pretende ser uma ferramenta indispensável quer na preparação de partidas ou torneios, quer na preparação de aulas.

A acção de formação será ministrada pelo treinador nacional Paulo Costa.

Aulas para seniores

Mas porque esta é uma modalidade que não tem idade, a Oficina Xadrezista tem já também em curso a preparação de uma classe sénior, a pensar nos adultos que queiram aprender este jogo de tabuleiro, cujos benefícios são amplamente conhecidos. Os interessados em dar os primeiros passos no xadrez ou inscrever-se na acção de formação podem contactar Jorge Barrento (axmarquespombal@gmail.com | jorgebarrento@gmail.com), responsável pela Oficina Xadrezista, ou qualquer um dos restantes emails disponíveis: axleiria@gmail.com ou paulojlcosta@gmail.com.

O nome de Jorge Barrento é já bem conhecido nos circuitos do xadrez. Recentemente, o xadrezista participou no Campeonato Distrital Absoluto de Leiria 2015/16, onde conquistou o segundo lugar e o prémio de Melhor Veterano na categoria +50 anos. Já no recente Torneio Nocturno Marquês de Pombal, o pombalense teve idêntico desempenho: foi segundo na classificação geral e também Melhor Veterano, o que lhe deu direito a receber uma obra da artista plástica Raquel Fradique.