Narciso Mota anuncia candidatura à Câmara de Pombal

0
1791

“Eu vou ser candidato à Câmara Municipal de Pombal no próximo mandato. Ponto final. Está decidido. As estrelas assim me recomendam,” Foi desta forma que Narciso Mota “encerrou” o fórum Pombal 2030, realizado no passado sábado, promovido pela concelhia da Juventude Social Democrata (JSD).

A afirmação do actual presidente da Assembleia Municipal deixou a plateia incrédula, e gerou logo uma onda de comentários entre os presentes. Se na última semana a notícia de uma eventual (re)candidatura do social-democrata tinha agitado o sector político, e não só, no concelho e na região, surge agora Narciso Mota a confirmar o que, muitos temiam e outros desejavam, ouvir.

Mas para compreender o porquê daquele “anúncio” público, temos de recuar alguns minutos. O fórum, que contou com um conjunto de personalidades pombalenses de vários quadrantes políticos e áreas de actividade, estava quase a chegar ao fim. Tendo como mote o que deverá ser Pombal em 2030, o moderador levou o microfone ao presidente da Câmara, Diogo Mateus, e afirmou que o mesmo não estará no cargo daqui a 14 anos, devido à imposição legal. “Mas há quem gostasse de o ser”, respondeu o edil, acrescentando logo de imediato: “Espero que em 2030 não seja Narciso Mota, com a vontade férrea que tem, em ser presidente”. Mais, Diogo Mateus ainda rematou: “Não quero imaginar Pombal em 2030 com Narciso Mota”.

Estava estalado o verniz. O Comendador da Ordem de Mérito – título que recebeu do Presidente da República, depois de ter sido agraciado com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro – pediu a palavra e surpreendeu, ou não, todos os presentes. “Com a esperança que em 2017 a Câmara mantenha uma gestão transparente, honesta e por objectivos na linha do PSD, eu vou ser candidato à Câmara Municipal de Pombal no próximo mandato. Ponto final. Está decidido. As estrelas assim me recomendam.”

Antes, Narciso Mota referiu que “Pombal precisa de todos, mas também precisa de ser um Pombal humano, um Pombal progressivo, um Pombal justo e um Pombal democrático.” Aquele que presidiu aos destinos do município durante 20 anos continuou a defender um “Pombal de excelência, com mais obras, com construção, com humildade, mas acima de tudo com humanismo sem qualquer tipo de marginalização”.

E dirigindo-se aos oradores que estavam na mesa, Narciso Mota referiu-se ao ex-presidente da Junta de Freguesia da Guia, Manuel António dos Santos, dizendo que o mesmo o surpreendeu “pela positiva”. “Quero dizer que ele poderá dar um bom vereador para a Câmara Municipal de Pombal”, frisou.

Mais tarde, questionado pelo nosso jornal, Narciso Mota remeteu-se ao silêncio. Garantiu que primeiro quer esclarecer o partido porque está determinado em se candidatar. O que poderá acontecer já na sexta-feira, dia 13, para quando está agendado um plenário de Secção do PSD Pombal, presidido pelo próprio Narciso Mota.

Entretanto, o “Pombal Jornal” sabe que alguns dirigentes distritais têm estado, nos últimos dias, a conversar com o ex-presidente da Câmara de Pombal. Aliás, durante a sessão de inauguração do Sicó 2016, domingo de manhã, foi bem notada as conversas entre Narciso Mota e o líder da Distrital, Rui Rocha, e o ex-deputado social-democrata e também ex-presidente da Câmara de Ansião, Fernando Marques.

Orlando Cardoso (texto e foto)