MINUTO BELEZA com Stephanie João | Manchas na pele

0
2094

No Minuto Beleza de hoje irei falar de Manchas na pele, como tratá-las e prevenir o seu reaparecimento.

Antes de mais, o que é uma mancha ou hiperpigmentação?
Resume-se a um escurecimento da pele devido ao excesso de produção de melanina.

Quais as causas do seu aparecimento?
Uma das mais comuns é a exposição solar, o facto de aumentar a produção de melanina pode contribuir para o aparecimento de manchas na pele.
A componente hereditária, alterações hormonais, doenças de pele como lúpus, melasma, lentigo solar, certos medicamentos bem como o envelhecimento podem ser a causa do aparecimento de manchas.

Que tratamentos existem para as minimizar/eliminar?
Dependendo do tipo de mancha vários tratamentos podem ser viáveis:

– Peelings químicos
– IPL (luz pulsada intensa)
– Cremes á base de vit C
– Laser CO2 fraccionado

Os peelings químicos são uma das formas de tratar o problema

Para além dos tratamentos existentes, é imprescindível a aplicação de protetor solar, uma vez que a exposição aos raios UV provoca muitos danos na pele, não só manchas como também o seu envelhecimento.
As peles mais escuras (morenas), que a maioria considera sempre como sendo as menos sensíveis, devem ter muito cuidado uma vez que são as mais susceptíveis de hiperpigmentar.
A produção de melanina nestes casos já é por si só mais elevada e claro acentua-se no verão, por isso até no seu tratamento é preciso mais cuidado uma vez que as manchas podem piorar.

E as olheiras escuras? São manchas?

Cansaço, álcool, calor e tabaco podem agravar o problema das olheiras

Muitas são as pessoas que se preocupam com o aspecto escuro da olheira e pensam que são manchas e por isso facilmente tratáveis.
Nas peles negras é de facto uma hiperpigmentação que dá uma cor mais escura em redor dos olhos.
Nas restantes para além da possibilidade de hiperpigmentarem devido a exposição solar, resulta maioritariamente de problemas circulatórios (dilatação de vasos sanguíneos) que dão uma coloração mais escura à zona periorbital.
Assim sendo o cansaço, álcool, calor, tabaco, podem contribuir para este problema.
Podem ser aplicados cremes clareadores, compressas frias, mas infelizmente é uma condição difícil de tratar, assim sendo não existe solução milagre!

As melhores alturas do ano para tratamento de manchas são Outono e Inverno uma vez que em época de Verão a exposição solar bem como o calor após tratamentos abrasivos podem piorar a mancha em vez de a tratar.
Lembrem-se que as manchas podem voltar assim, após tratamento aconselho uso de cremes inibidores de produção de melanina que ajudam a controlar o seu reaparecimento, para além disso relembro que o protetor solar é muito importante e deve ser usado o ano inteiro!

Para mais esclarecimentos estou ao dispor na Beauty Zone no PombalShopping, através do 918735647 ou email beautyzonepombal@gmail.com.

Durante este mês de Outubro temos algumas promoções para si! Aproveite!

Até Breve para mais um Minuto Beleza.

Stephanie João