Mercado do queijo e dos romanos

0
1634

No domingo, oportunidade para descobrir ou redescobrir os melhores produtos endógenos da região de Sicó.

A Villa Romana do Rabaçal vai ser palco, no próximo domingo, dia 13, de um Mercado do Queijo e dos Romanos. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penela, conta com um programa onde não vai faltar um mercado de agricultura tradicional e familiar, mostras de artesanato, visitas guiadas ao museu e estação arqueológica, oficinas infantis sobre o fabrico do queijo e do pão, um ateliê do mosaico, show cooking e um comboio turístico.

A abertura do certame está marcada para as 09h00, seguindo-se as III Jornadas de Lacticínios. Por volta das 11h00 há uma recriação histórica da chegada dos romanos, que antecede a recepção às entidades oficiais. O desfile etnográfico está agendado para as 12h30 e depois disso, cerca das 14h30, há um ateliê de empreendedorismo rural. O quotidiano romano vai dar azo a uma recriação histórica ao início da tarde, encerrando o programa com a XIV edição do festival de folclore.

No evento, os visitantes terão ainda oportunidade de provar aquela que vai ser a maior pizza feita à base de queijo Rabaçal.