Mata Mourisca acolhe Escola do Benfica

0
2681

Os treinos dos jovens futebolistas da Escola do Benfica de Mata Mourisca iniciaram na passada segunda-feira, 31 de Agosto, num espaço cedido pelo Matamourisquense. Fomentar a prática desportiva com a adopção de um estilo de vida saudável e fortalecer o envolvimento de pais e filhos no futebol são objectivos do trabalho que vai ser desenvolvido ao longo desta época desportiva.

Ana Isabel Mendes (texto)

“Decidi avançar com o projecto este ano, pois considero que é uma proposta diferenciada que pode vir a fazer diferença cá”, afirmou Hélder Pereira, 47 anos, coordenador técnico da Escola do Benfica em Mata Mourisca. A escola de futebol, que abrange os dois géneros, quer promover um estilo de vida mais saudável através do fomento da prática desportiva entre os mais novos.

“Sabemos que o nosso país tem um índice baixo de prática desportiva e penso que vou conseguir contrariar um pouco essa tendência”, afirmou o coordenador da Escola do Benfica. Dos quatro aos 14 anos, todos os escalões estão incluídos no grupo desportivo e já há interessadas em formar um escalão de “Iniciados Feminino”.

De segunda a sexta, das 18h30 às 19h45, “Petizes”, “Traquinas”, “Benjamins”, “Infantis” e “Iniciados” vão treinar nas instalações do Matamourisquense. “Mata-Mourisca encontra-se num triângulo que consegue congregar várias pessoas de Pombal, Leiria e Figueira da Foz”, mencionou Miguel Reis, director das escolas do Benfica quando foi questionado sobre a localização de um espaço numa zona com uma localização privilegiada que, por sua vez, reúne “excelentes infraestruturas favoráveis à prática desportiva”.

Todos estão convidados a experimentar o primeiro treino gratuitamente mas, no caso de terem interesse em dar continuidade à prática da modalidade, as mensalidades variam consoante os escalões. Até aos 10 anos, os treinos realizam-se duas vezes por semana, os jogos aos fim-de-semana, e a mensalidade é de 35 euros. “Infantis” e “Iniciados” deverão pagar 40 euros por mês e vão treinar três vezes por semana. Se tiverem irmãos que também pratiquem futebol no clube ou se forem sócios do Benfica, terão um desconto de cinco euros sobre o valor da mensalidade.

“É importante trazer o clube aos sócios e aos simpatizantes”, frisou Miguel Reis. Existem 37 unidades da Escola do Benfica em Portugal. Sobre o desempenho escolar dos pequenos futebolistas, o director sublinhou a importância do papel dos pais: “é importante relacionar as idas ou não aos treinos com o desempenho escolar da criança, o que acaba por ter um efeito dissuasor no espírito competitivo destas”.

As expectativas são para que a Escola, que agora se encontra em estado embrionário, venha a crescer. “Um projecto de sucesso pauta-se pela perseverança da sua equipa de trabalho e o tempo de maturação da instituição de ensino e nós acreditamos que, com tempo, associado à marca Benfica, a equipa vai dar os seus frutos”.

Os diferentes escalões vão estar inscritos na Associação de Futebol de Leiria e vão ter jogos ao fim-de-semana. Inês Fernandes (Ilha), Milton Branco (Ilha) e Pedro Pereira (Guia) são os treinadores que asseguram o funcionamento dos diferentes escalões. Além das competições da Associação de Futebol de Leiria há, ainda, competições internas do Benfica. As parcerias que a Escola estabelece com um Sport Lisboa e Benfica (SLB) são uma franquia e, por outro lado, existe uma parceria com o clube de futebol de Mata Mourisca que proporciona a utilização das instalações do Matamourisquense para os treinos.

Notícia publicada na edição nº64, de 03 de Setembro