Mais de 50 acções para animar o Natal na cidade

0
397

Durante cerca de um mês, com principal incidência no período alusivo às festividades natalícias, a cidade de Pombal vai ser animada com mais de meia centena de actividades. O evento “Natal na Cidade” é um projecto da Câmara Municipal e o programa foi apresentado ao final da tarde da passada sexta-feira.
No encontro com os jornalistas, o presidente da autarquia, Diogo Mateus, enalteceu o envolvimento dos vários parceiros, com destaque para a junta de freguesia e Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais (Adilpom), mas também a Paróquia de S. Martinho e a Associação Comercial e de Serviços de Pombal.

Ana Gonçalves (vereadora), Carla Longo (Junta de Freguesia de Pombal), Diogo Mateus (presidente Câmara Municipal) e Ana Fernandes (ADILPOM)

No global, o programa prevê um investimento na ordem dos 76.400 mil euros, com um incremento na iluminação festiva das principais ruas da cidade e na tipologia da tenda instalada no Jardim do Cardal, que será o epicentro da programação.
A intenção, afirmou Diogo Mateus, passa por proporcionar momentos marcados pelos encontros intergeracionais e de interajuda, e diminuir o habitual espírito comercial que tradicionalmente marca a época natalícia.
Daí que o programa irá privilegiar iniciativas que fomentem o convívio, com destaque para o mercado e tasquinhas, “Casa do Pai Natal”, exposições e acções de animação, com espectáculos, ateliês, animação de rua e desfile de Pais Natal.
Este ano, insere-se no programa “Natal na Cidade” a realização, no dia 13 de Dezembro, da Gala do Programa Escolhas, assinalando o encerramento anual do projecto “3 I’s – Intervir, Integrar e Incluir”, dirigida, essencialmente, à comunidade cigana, mas aberta ao público em geral. Um dos momentos altos será a realização de um espectáculo pela banda “Los Romeros”.
A par do programa, o centro da cidade será invadido com a instalação de cerca de seis dezenas de Pais Natal, estruturas tridimensionais decoradas pelos utentes das várias instituições e escolas do concelho.
Em paralelo, decorrerá um programa de actividades promovido pela Junta de Freguesia de Pombal com enfoque na ecologia. Uma das acções é a realização de um concurso Eco-Montras, promovendo o uso de materiais recicláveis e amigos do ambiente.
O programa “Natal na Cidade” arrancará no dia 7 com a actuação da Tuna da Universidade Sénior, enquanto no dia seguinte a animação estará a cargo do Coro Juvenil da Alitém, do Grupo de Cavaquinhos do Louriçal e das jovens Íris Silva e Sofia Caballero. Já no domingo, dia 9, haverá animação de rua com “Banda às Riscas” e circo mágico de Natal.

Partilhar
Artigo anteriorComerciantes desafiados a criar montras ecológicas
Próximo artigoJoão Gaspar inaugura centro de recuperação física
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas.