Mais de 27.000 foram vítimas de violência

0
1524

No último ano, milhares de pessoas voltaram a ser agredidas física e psicologicamente. Uma realidade para a qual o Lions Clube de Pombal Marquês de Pombal quer sensibilizar a população, através da realização de uma conferência que terá lugar este sábado.

Só em 2014 foram registadas 27318 participações por violência doméstica em Portugal. Os números constam do Relatório Anual de Segurança Interna e são elucidativos de uma realidade que não deixa ninguém indiferente. Consciente de que é precisar sensibilizar a população para esta problemática, o Lions Clube de Pombal Marquês de Pombal promove este sábado, dia 18, uma conferência sobre violência doméstica. A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, a presidente da Associação de Pais e Educadores para a Infância, Teresa Silva, o médico João Redondo e o chefe da esquadra de investigação criminal da Polícia de Segurança Pública de Leiria, Carlos Mota Carvalho, são os convidados de uma iniciativa que terá lugar no Café Concerto, em Pombal, a partir das 16h00.

“A expectativa é que seja feita uma reflexão sobre esta temática, que está na ordem do dia, em números considerados muito preocupantes”, explica José Grilo, presidente do clube lionístico.

“Caracterizando o agressor, torna-se mais fácil fazer a prevenção primária, pelo que a realização de conferências como esta que vamos realizar facilita a concretização dessa prevenção”, sublinha aquele responsável, que destaca, ainda, a necessidade de apoio à vítima, “para que sejam detectados mais casos do que aqueles até agora denunciados”. Em suma, acrescenta o presidente do Lions, “pretendemos promover a dignificação humana das vítimas e a transformação das condições familiares potenciadoras do comportamento abusivo”.