Louriçal recorda 21 anos de reelevação a vila

0
2214

Louriçal chegou a ser sede de concelho, mas as voltas da história retiraram-lhe esse estatuto. Em 1993 conseguiu a reelevação a vila, momento que completa 21 anos e foi lembrado solenemente no passado dia 18 de Maio.

“Faz todo o sentido que nós continuemos a fazer deste dia, uma dia que é um marco histórico”, foram as palavras de José Manuel Marques, presidente da Junta, que sublinhou também a relevância da preservação do património que caracteriza o Louriçal, bem como a necessidade de o divulgar mais, nomeadamente através da sinalização.

A reelevação da povoação do Louriçal à categoria de Vila foi proposta por Manuel Rodrigues Marques, tendo sido aprovada pela Assembleia da República a 20 de maio de 1993, à data presidida por António Barbosa de Melo. Foi promulgada e referendada a 9 de Junho, respectivamente pelo Presidente da República, Mário Soares, e pelo Primeiro Ministro, Aníbal Cavaco Silva, tendo sido publicada em Diário da República a 2 de Julho do mesmo ano. O presidente da Junta de Freguesia do Louriçal era Rui Calvete.

Leia mais na edição impressa nº 32